WhatsApp como meio de pagamento com cartão
Será que ainda podemos chamar o WhatsApp de aplicativo de mensagens? O app que já conta com mais de 150 milhões de usuários no Brasil está se transformando cada vez mais em um ecossistema completo de vendas.
O cliente não precisa mais sair da conversa para finalizar uma compra em um estabelecimento comercial com seu cartão de crédito, débito ou pré-pago. A nova funcionalidade, chamada WhatsApp Pay, foi liberada em março de 2023 pelo Banco Central.
No mesmo atendimento em que um vendedor está oferecendo e tirando dúvidas sobre um produto ou serviço e visualizando o catálogo, a compra pode ser finalizada de forma rápida e prática.
Uma das grandes sacadas é a questão de não precisar direcionar o consumidor para outro link para pagar, o que pode aumentar a sensação de segurança na compra, além de eliminar um gargalo no processo que pode levar à desistência.
WhatsApp Pay x Pagamento com Pix
Você deve estar se perguntando, mas qual é a vantagem desse novo meio de pagamento para os pequenos e médios negócios em relação ao Pix?
Como falamos acima, não é preciso sair da tela do app para abrir outra página, fazer o login, para então pagar. A experiência do usuário ganha em comodidade e segurança.
E tem outro ponto a favor, conforme mostramos no nosso Especial Meios de Pagamentos na Prática, o cartão de crédito, que permite parcelamento, ainda é a principal escolha dos brasileiros, principalmente para as compras virtuais. Além disso, tem a questão do acúmulo de milhas para trocar por benefícios. Enfim, a modalidade ainda parece ter muito futuro.
Por outro lado, o Pix, que já estava indo bem nas transações entre pessoas físicas, também ganha cada vez mais representatividade no comércio eletrônico por permitir transferência instantânea, com aprovação mais rápida da compra e, por enquanto, sem taxas de administração como os cartões.
Será que vai funcionar para o seu negócio?
A proposta dessa funcionalidade é facilitar a vida e aumentar as vendas dos micro, pequeno e médio negócios que no dia a dia já utilizam o aplicativo para atender clientes de forma personalizada.
Toda a experiência de compra, inclusive, poderá ser otimizada, considerando que através do WhatsApp Business API, é possível automatizar com chatbot para atender o cliente em qualquer horário, dia e noite.
A automação do atendimento permite o desenho de fluxos de conversas bem reais e também pode direcionar para um atendente humano disponível, permitindo que o cliente vá da escolha até a finalização do pagamento.
É difícil imaginar um tipo de negócio que não conseguiria aproveitar o novo serviço, já que oferecer diferentes modalidades de pagamento é uma ótima estratégia para vender mais.
Avalie este conteúdo

Take Blip