Você sabe acompanhar tendências?

Artigo
4 min e 22 seg

São comportamentos que vão se repetindo até se tornarem um padrão que aos poucos vai sendo percebido, estudado e explorado pela mídia, por institutos de pesquisa e pela sociedade em geral.

Nas redes sociais é possível ver tendências surgirem muito rápido e irem embora na mesma velocidade. Seu potencial pode ser grande, mas o tempo é curto. 

Por outro lado, tendências de mercado podem ser previstas para serem aproveitadas daqui a alguns anos. O fato é que as marcas que acompanham o futuro costumam chegar primeiro até as oportunidades.

Como ficar por dentro das tendências

A primeira coisa é conhecer o seu setor e saber onde encontrar as informações do mercado. Seja através da mídia, de parceiros, de institutos de pesquisa e até mesmo no meio acadêmico. 

O capital humano da empresa é muito importante nessa hora. Pessoas com diferentes visões, formações e experiências podem ajudar a trazer um mix de informações que vão guiar o negócio para as oportunidades. 

Por isso, é importante estimular e até oferecer a capacitação para que os colaboradores possam desenvolver sua capacidade analítica, seus conhecimentos de mercado e possam trazer cada vez mais informações valiosas para dentro de casa.

Também é preciso ter o hábito de acompanhar aqueles que são os criadores de tendência no seu setor ou mesmo fora dele. Podem ser pessoas famosas ou influentes nas redes sociais, empresas pioneiras e, muitas vezes, podem ser de outros países. Por exemplo, os filmes e séries estrangeiros que fazem sucesso. 

Muitos institutos nacionais e internacionais são especializados em pesquisar tendências e costumam lançar também relatórios anualmente. São temas como o comportamento de consumo, modelos de negócios, tecnologias e outros setores que podem impactar a sua empresa.

O acompanhamento de tendências permite que as empresas se mantenham competitivas e possam até encontrar novas oportunidades de crescimento.

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Você sabe onde acompanhar as tendências do seu setor de mercado?
FAÇA
Comece agora a ser um caçador de tendências para o seu negócio. Vá atrás das principais publicações, fique por dentro das redes sociais, converse com as pessoas. Estimule também essa prática na sua equipe e mantenha a sua empresa à prova de futuro.
SOLUÇÃO

Canva

No Liga PJ você aproveita 45 dias de Canva Pro grátis. Uma ferramenta online para criar imagens incríveis e impressionar os seus clientes. Ela traz modelos de publicações profissionais para você personalizar com a sua marca ou ajuda você a criar designs do zero de forma fácil e intuitiva. Experimente e alavanque o seu negócio.
Saiba mais