Você sabe acompanhar tendências?
São comportamentos que vão se repetindo até se tornarem um padrão que aos poucos vai sendo percebido, estudado e explorado pela mídia, por institutos de pesquisa e pela sociedade em geral.
Nas redes sociais é possível ver tendências surgirem muito rápido e irem embora na mesma velocidade. Seu potencial pode ser grande, mas o tempo é curto.
Por outro lado, tendências de mercado podem ser previstas para serem aproveitadas daqui a alguns anos. O fato é que as marcas que acompanham o futuro costumam chegar primeiro até as oportunidades.
Como ficar por dentro das tendências
A primeira coisa é conhecer o seu setor e saber onde encontrar as informações do mercado. Seja através da mídia, de parceiros, de institutos de pesquisa e até mesmo no meio acadêmico.
O capital humano da empresa é muito importante nessa hora. Pessoas com diferentes visões, formações e experiências podem ajudar a trazer um mix de informações que vão guiar o negócio para as oportunidades.
Por isso, é importante estimular e até oferecer a capacitação para que os colaboradores possam desenvolver sua capacidade analítica, seus conhecimentos de mercado e possam trazer cada vez mais informações valiosas para dentro de casa.
Também é preciso ter o hábito de acompanhar aqueles que são os criadores de tendência no seu setor ou mesmo fora dele. Podem ser pessoas famosas ou influentes nas redes sociais, empresas pioneiras e, muitas vezes, podem ser de outros países. Por exemplo, os filmes e séries estrangeiros que fazem sucesso.
Muitos institutos nacionais e internacionais são especializados em pesquisar tendências e costumam lançar também relatórios anualmente. São temas como o comportamento de consumo, modelos de negócios, tecnologias e outros setores que podem impactar a sua empresa.
O acompanhamento de tendências permite que as empresas se mantenham competitivas e possam até encontrar novas oportunidades de crescimento.
Avalie este conteúdo
Canva