Você faz Social Selling?

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Você sabe como fazer vendas através das redes sociais? Esse meio que possibilita tanta interação é um ambiente perfeito para os negócios. O Social Selling é a estratégia que está por trás do sucesso das empresas que conquistam clientes online. 

Por aqui a tradução para o termo Social Selling ficou algo como “Venda Social”. O foco é, basicamente, conquistar clientes e fechar negócios nas redes. Mas é um pouco diferente das estratégias de contato e prospecção que estamos acostumados a receber por e-mail ou telefone. Essa é uma abordagem mais próxima, pensada e que evolui ao longo das interações. 

O Social Selling, por se tratar de uma estratégia executada nas redes sociais, precisa levar em conta as características desse ambiente e colocar as interações humanas em primeiro plano. O vendedor, antes de mais nada, precisa ganhar a confiança e construir um relacionamento com o seu cliente em potencial. 

O que torna as redes sociais tão especiais para vendas?


Lá estão reunidos amigos, familiares, influenciadores digitais, mentores, pessoas que admiramos, colegas de trabalho e também empresas. E, apesar de ser um ambiente virtual, todos estão muito próximos e acessíveis.

Para as marcas, os usuários dessas redes revelam seu perfil e seus interesses. Quem são, onde estão, quem estão seguindo, o que estão curtindo e sobre o que estão falando. Torna a prospecção muito mais fácil, mas é preciso cuidar bem da aproximação. 

E nesse ponto as redes sociais também dão uma força. O vendedor pode publicar conteúdo para todas as fases do funil. Pode mostrar o seu conhecimento sobre o tema e ganhar a confiança, pode compartilhar informação que ajuda na tomada de decisão, pode manter o cliente atualizado sobre as novidades e por aí vai.

As formas de vender nas redes sociais


Vendedores podem usar as redes sociais para pesquisar um perfil e entrar em contato com o cliente para apresentar seu trabalho. O que pode ser melhor para o mercado B2B, usando o LinkedIn. Essa seria a maneira de fazer uma prospecção ativa no Social Selling, por exemplo.

Mas uma característica que pode ser muito bem aproveitada nas redes é o potencial para construir relacionamentos. Isso pode ser feito com a publicação constante de conteúdos para engajar pessoas. Deixar o canal de mensagens sempre aberto para tirar dúvidas e responder da melhor forma possível.

Uma nova habilidade para vendedores


O Social Selling propõe uma abordagem sutil, humana e mais calorosa. Tanto que o relacionamento nas redes sociais se tornou uma habilidade. A ideia não é vender a qualquer custo, é ser um contato amigável que vai ajudar o cliente a encontrar o que precisa.

Uma coisa para se ter em mente sobre as redes sociais é que as pessoas avaliam, comentam e compartilham informação. E fazem isso para experiências boas ou ruins. Nessa parte o relacionamento conta muito, pois a resposta certa pode trazer um fã e gerar vendas, já a errada pode prejudicar a imagem da empresa.

Por isso é importante saber o que dizer, entender em que momento o cliente está. Se ele ainda está atrás de informações, se já está pronto para fechar negócio ou para marcar uma reunião, por exemplo. 

Conversar com o cliente nas redes sociais também demanda cuidado com o tom de voz. Sabe aquele texto que pode soar agressivo ou antipático, mas não era a intenção?

Quais são as redes sociais para vender?


Praticamente todas as que existem, pois o foco é construir relacionamentos, a venda será sempre uma consequência no Social Selling.

Já falamos que o LinkedIn funciona bem para o público B2B, empresas para empresas. O Facebook também tem potencial para trazer clientes em potencial para diversos mercados, com uma área de marketplace e a construção de uma loja dentro da página comercial. O Instagram Shopping é uma vitrine exclusiva e a venda já pode acontecer lá dentro da rede.   

Mas essas são apenas ferramentas que ajudam a acelerar as vendas e a melhorar a experiência do consumidor. O verdadeiro trabalho do vendedor no Social Selling é a construção do relacionamento com o cliente. 

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Tenha uma estratégia de vendas que priorize as características das redes sociais, como a interação humana e a construção de relacionamentos amigáveis com os clientes. Para isso, treine a sua equipe, encontre o seu público e tenha uma estratégia de conteúdo atraente e relevante.
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