Vendas e o algo a mais para fidelizar

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Deixar o consumidor satisfeito é essencial. Outra coisa é construir um relacionamento que vai manter a sua empresa sempre no radar dele, seja para comprar de novo ou para indicar para outras pessoas. É aí que entra o algo a mais. A dedicação extra para fidelizar o cliente.

O esforço para conquistar um novo cliente pode custar bem mais do que o cuidado para fidelizar e manter uma base que compra continuamente, gera lucro e pode até ajudar a promover a sua empresa. 

Essa é sem dúvida a principal razão que tem levado marcas a buscarem formas diferentes de trabalhar a valorização de clientes para prolongar o relacionamento com eles. 

A cada nova compra que fazem com a sua empresa, os consumidores ficam mais propensos a voltar a fazer negócio e também a gastar mais. Por isso falamos de relacionamento, porque a ideia é continuar mantendo-os satisfeitos e voltando. 

O que é algo a mais?


É ir além do convencional. Superar as expectativas e agregar valor ao serviço oferecendo benefícios extras que fazem o cliente se sentir valorizado. 

Imagine que o seu cliente espera ter as suas expectativas atendidas com a compra e que a experiência seja positiva com o atendimento, com a qualidade do serviço e também por pagar um preço justo. Isso é o básico.

Agora pense o que ele acharia de ser surpreendido positivamente com a entrega de algo a mais para valorizar o relacionamento que ele tem com a sua empresa? Afinal, entre outros no mercado, ele escolheu você. 

E mais, a disputa é acirrada e sem fim. Os concorrentes estão sempre por perto e oferecendo vantagens competitivas. Talvez um preço mais baixo ou condições melhores de pagamento. O que faz o cliente se manter fiel a sua marca?

Como oferecer algo a mais?


A ideia é fazer o cliente se sentir valorizado a cada nova interação com a sua empresa. Para isso você pode lançar mão de algumas estratégias:

Conteúdo especializado


É um serviço extra que pode ser oferecido em seu site ou redes sociais, por exemplo. Produzir textos de qualidade, que vão contribuir para o desenvolvimento do cliente é uma tarefa séria. 

O ideal é contratar um bom profissional para construir uma linha editorial que vai manter seus clientes engajados. 

O conteúdo serve também para educar o consumidor sobre o uso dos produtos e serviços que você oferece e ajudá-los a aproveitar ao máximo e ver mais valor na compra. 

Personalização


O cliente pode se sentir mais valorizado só de ser chamado pelo nome. Imagine que ele recebe e-mails com uma comunicação que não foi pensada para o seu perfil ou é tão genérica que ele acha que não é com ele. 

A personalização torna a comunicação mais próxima, familiar, se preocupa com necessidades individuais e faz com o que o cliente se sinta realmente especial. 

Para isso é preciso buscar entender o perfil do seu cliente, quais são os seus interesses de compra e suas principais necessidades. Depois aplicar a personalização no atendimento, na comunicação, nas ofertas e recomendações. 

Recompensas


É como o próprio nome diz: recompensar o cliente pelo relacionamento que ele mantém com a sua empresa ou por uma ação que ele realizou. 

Entregar recompensas vai além do que o cliente espera da sua empresa e proporciona um efeito surpresa que pode gerar o tão sonhado encantamento com a marca. Ainda mais quando é feito imediatamente após a interação. O consumidor percebe que foi aquela determinada ação que gerou reconhecimento e se sente encorajado a repetir.

Além disso, usar recompensas pode ser uma forma de personalização da experiência. É como acertar em um presente de aniversário. A pessoa se sente valorizada porque você prestou atenção nas suas preferências. 

Entregar recompensas tem tudo a ver com esse algo a mais que as empresas buscam para engajar e encantar consumidores. Pode ser uma boa estratégia para incentivar o cliente a responder uma pesquisa, para presentear no aniversário de relacionamento, para estimular uma nova compra e muitas outras possibilidades.

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