Acessibilidade digital: tornando seu site e redes sociais acessíveis

Artigo

A acessibilidade digital assegura que pessoas com deficiência possam ter uma experiência de usuário eficaz em sites e plataformas sociais. 

Garantir que todos tenham acesso igual às informações e serviços online é uma necessidade, como também uma questão de ética. 

Para pequenos empreendedores, aumenta o alcance do negócio e reforça a responsabilidade social da marca. 

A acessibilidade pode ser inserida como um objetivo de como fortalecer a presença digital da sua empresa.

Todo empreendedor pode tornar seu site e suas redes sociais acessíveis, garantindo que pessoas com deficiência possam interagir sem barreiras.

Como tornar sites acessíveis

Sempre use textos alternativos (alt text) para descrever imagens no seu site. Isso ajuda pessoas com deficiência visual que utilizam leitores de tela a entender o conteúdo das imagens.

Para vídeos, disponibilize legendas ou uma transcrição do conteúdo. Isso beneficia não só quem tem deficiência auditiva, mas também usuários que preferem ler ao assistir.

Aumente o contraste entre texto e plano de fundo e permita que o tamanho da fonte seja ajustado. Isso melhora a legibilidade para pessoas com baixa visão.

Garanta que seu site possa ser navegado apenas com o uso do teclado e que os links e botões estejam claramente identificados.

Se você quer saber como montar uma loja virtual, na hora de inserir os produtos, lembre que precisam ter descrições detalhadas. Isso facilita para todos os clientes, para saberem o que esperar.

Como tornar redes sociais acessíveis

Na hora de pensar em como criar uma estratégia de redes sociais, as publicações precisam ter descrições claras e incluir hashtags que sejam relevantes e acessíveis, evitando superlotar com muitas tags que podem confundir leitores de tela.

Limite o uso de emojis e símbolos que podem ser confusos para leitores de tela. Quando usar, confira se complementam o texto de forma clara.

Mantenha um estilo de comunicação consistente e claro. Evite jargões e opte por uma linguagem simples e direta para alcançar um público mais amplo.

Ao compartilhar uma foto de um novo produto no Instagram, inclua uma descrição detalhada na legenda e o texto alternativo na própria imagem.

Comece hoje a fazer essas mudanças, faça testes com usuários reais, peça depoimentos e foque na melhoria contínua. 

A satisfação é maior quando vemos nosso negócio crescer gerando bem-estar para o maior número de pessoas possível.

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