Tipos de inovação
Criar algo totalmente novo ou buscar aprimorar o que já existe com criatividade e aprendizado constante, essa pode ser uma definição do que é inovar. Seguindo essa linha, você já ouviu falar de modelos de inovação?
Podemos falar de três formas de inovar:
A primeira é incrementando um produto ou serviço que já existe. Mais ou menos o que acontece com o seu aparelho celular ou com um modelo de carro. Eles ganham uma versão melhorada de tempos em tempos, com novas funcionalidades, design e tecnologias. Mas também pode ser um aprimoramento de algum serviço, como novas funcionalidades em um software que você utiliza.
Esse tipo, conhecido como inovação incremental, é um tipo menos custoso para empresas e ajuda a aumentar a percepção de valor pelo consumidor do produto, além da possibilidade de gerar fidelidade à marca, ampliando o ciclo de vida do cliente.
Ela pode ser uma busca constante da empresa, através da construção de uma cultura de inovação, é possível ter produtos, serviços e até processos que se desenvolvem e aumentam o seu valor continuamente e ajudam a manter a competitividade do negócio.
A segunda forma é a radical. Aqui surge um produto ou serviço inédito no mercado. Costuma ser um processo mais longo que exige mais estudos e pesquisas, além de ter um custo maior. Mas ela pode gerar um grande crescimento para o negócio através da criação de demanda no mercado por um novo produto ou serviço. O iPhone é frequentemente associado a esse tipo de inovação.
Já a terceira inovação, a disruptiva, tem um impacto transformador sobre um modelo de negócio, ela muda o mercado, altera hábitos de consumo e geralmente acaba com o que existia anteriormente. Esse tipo costuma partir de empresas novas e não daquelas já consolidadas. Pense em como os serviços de streaming modificaram como as pessoas assistem televisão hoje em dia.
Os três tipos de inovação trazem oportunidades de negócios
O modelo incremental pode fazer a empresa se perpetuar dentro de um ciclo de novidades que mantém a percepção de valor do consumidor em alta. A radical pode aumentar o alcance de mercado com produtos e serviços totalmente novos na composição do portfólio de uma empresa. Já a disruptiva tem o poder de transformar um sistema inteiro e o jogo vai estar nas mãos de quem for o pioneiro.
Se iPhone já foi considerado um modelo de inovação radical, hoje ele também pode ser um exemplo da incremental, pois a cada ano é lançada uma nova versão com melhorias.
É comum pensar que as empresas globais e gigantes da tecnologia são as únicas capazes de construir uma estratégia de inovação, mas não é bem assim. Qualquer negócio pode usar a criatividade a seu favor, seja para o lançamento de algo novo ou na forma como realiza processos que vão trazer melhorias ou mesmo revolucionar a sua operação.
A inovação pode fazer parte da cultura da empresa. O pensamento inovador pode ser estimulado dentro de todas as áreas. É também uma tarefa para o empreendedor estar atento às possibilidades que o mercado oferece e trabalhar a criatividade para criar coisas novas para o mercado.
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