Seu ambiente de trabalho funciona?
Você já parou para pensar se o espaço da sua empresa está realmente equipado para as atividades? Mais ainda, será que ele contribui para a produtividade?
A configuração do ambiente de trabalho influencia mais na realização das atividades do que podemos imaginar. São questões como barulho, iluminação adequada, equipamentos e ergonomia. Mas também são fatores individuais como organização e limpeza das mesas pessoais que fazem toda a diferença para a disposição física e mental.
Como melhorar a ergonomia?
A ideia é ter equipamentos e móveis que tornem o trabalho confortável. Na verdade, o objetivo é que não haja nada incomodando, senão, algum objeto não está cumprindo a sua função.
Por exemplo, a cadeira que não tem regulagem de altura e não favorece a postura para as horas de trabalho. O computador que não está na altura dos olhos. Uma iluminação inadequada, o desenho e posição dos espaços de trabalho e por aí vai.
Todas essas questões podem afetar a qualidade do trabalho diariamente e são simples de serem resolvidas. A sua empresa pode comprar equipamentos adequados e acessórios que ajudem a melhorar essas questões.
Mas você também pode ir mais a fundo e contratar uma consultoria em ergonomia para oferecer o melhor espaço para a sua equipe. Uma forma de aumentar a produtividade e a motivação.
Como melhorar a organização pessoal?
As pessoas são diferentes e se organizam de formas diferentes. Mas o ideal é que todos possam manter uma boa dose de organização nos seus espaços de trabalho. Por exemplo, é difícil imaginar que uma mesa cheia de papéis espalhados, restos de comida e desordem visual vá ajudar no bom desempenho do seu dono.
O importante é fazer com que essa organização seja parte da cultura da empresa. Assim, fica mais natural para que as pessoas adotem hábitos de organização.
Metodologia 5S
Essa é uma técnica japonesa que já é utilizada por empresas há bastante tempo para a gestão da qualidade. O recado funciona para manter a organização no ambiente de trabalho. De forma resumida, o que você pode incentivar:
SEIRI (senso de utilização): manter apenas o que tem utilidade, como papéis na gaveta ou arquivos no computador.
SEITON (senso de organização): parar um tempo para organizar o espaço, colocar nome e datas nos arquivos, por exemplo, não é perder tempo. Pelo contrário, ter o hábito de organizar cada coisa em seu lugar é um ganho de produtividade.
SEISO (senso de limpeza): simples assim, mantenha o seu espaço de trabalho limpo.
SEIKETSU (senso de padronização): criar e seguir processos para manter a organização, a limpeza e o senso de utilidade, por exemplo.
SHITSUKE (senso de disciplina): ser capaz de desenvolver e seguir bons hábitos, como todos os outros S.
Juntando o esforço da empresa em melhorar as condições ergonômicas e a dedicação individual de manter seus espaços pessoais sempre em ordem, o ambiente de trabalho pode funcionar para todos.
Avalie este conteúdo
Oi Fibra