Série Mais Negócios em 2025: participar de licitações, vale a pena?

Artigo
3 min de leitura

Licitação é um processo oficial em que órgãos públicos compram produtos ou contratam serviços de empresas. 

A ideia é garantir que o dinheiro público seja utilizado de forma eficiente e transparente. A participação é aberta, mas segue regras específicas descritas em editais. 

MEIs e pequenas empresas podem aproveitar oportunidades específicas, especialmente em contratações de menor porte, como serviços locais. 

Imagine um microempreendedor que vende materiais escolares e conquista um contrato com uma escola pública local? Essa parceria pode representar um faturamento constante por meses e abrir portas para um crescimento exponencial

Por que as licitações podem ser uma boa oportunidade para MEI?

A Lei Complementar nº 123/2006 garante que contratos de até R$ 80 mil podem ser reservados exclusivamente para micro e pequenas empresas, o que já aumenta as chances.

Além disso, 25% dos contratos de bens divisíveis também são destinados para este público, e em contratos maiores, o MEI pode atuar como subcontratado, ampliando suas possibilidades de negócios.

Outra vantagem: se houver empate na licitação, você tem o direito de apresentar uma nova proposta, garantindo uma oportunidade extra de fechar o negócio. Para melhorar, empresas locais têm preferência e ainda há prazos especiais para regularizar documentos.

Essas condições tornam o processo mais acessível e atrativo, mesmo para quem está começando. 

Como participar de licitações

Para começar, é necessário se cadastrar em plataformas governamentais, como o Comprasnet ou sistemas estaduais e municipais. 

Além disso, é importante garantir que todos os documentos estejam em ordem: 

  • CNPJ ativo
  • Certidão Negativa de Débitos (CND)
  • Comprovante de Inscrição e Regularidade no Simples Nacional (CCMEI)
  • Documentação técnica exigida no edital, dependendo do serviço ou produto oferecido.

Como lidar com contratos de porte maior 

Se a sua empresa crescer com contratos maiores, pode ser necessário migrar de MEI para ME, isso envolve ajustar o regime tributário e a estrutura do negócio.

Se você nunca participou de uma licitação, comece pesquisando os editais mais simples e locais. É uma forma de aprender e ganhar experiência para alçar voos maiores no futuro!

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Não é só porque sua empresa é pequena que não pode fazer parte de grandes contratações. O que você tem a oferecer pode ser muito valioso.
FAÇA
Sinta-se mais seguro para mostrar sua vantagem competitiva, desenvolvendo algumas capacitações sobre empreendedorismo.
SOLUÇÃO

Capacita MPE

Para ter sucesso, donos de negócios precisam saber sobre empreendedorismo, gestão, Marketing, vendas e controles financeiros. A plataforma Capacita MPE traz mais de 200 aulas avulsas, traduzidas em Libras, para capacitar empreendedores. Entre e faça parte do Liga PJ para ter acesso gratuito a todas as aulas.
Saiba mais