Saiba tudo sobre fluxo de caixa

Artigo
3 min de leitura

Fluxo de caixa significa nada mais que todo dinheiro que sua empresa tem para usar, é a base para o seu negócio se manter e ter sucesso. Ele é a base que permite tomar decisões estratégicas, planejar investimentos e garantir a sustentabilidade a longo prazo.

E se você estiver pensando que não ganha tanto para administrar - aí é onde você se engana. É cuidando desse fluxo que você vai construir sua base financeira, planejar o futuro e criar possibilidades para fazer seu negócio e seu lucro aumentarem.

Por isso, é preciso controlar o fluxo de caixa. É como organizar uma conta pessoal, mas com foco no dia a dia da sua empresa.  

Como organizar o fluxo de caixa

O segredo está em adotar um passo a passo claro e prático que permita monitorar todas as movimentações financeiras do seu negócio de forma estruturada e eficaz: 

1. Liste todas as entradas e saídas de dinheiro: anote tudo e não subestime os pequenos valores, eles também fazem a diferença.

2.Classifique: vendas à vista, crédito de clientes, pagamento de fornecedores, aluguel, salários etc., para identificar padrões e tomar decisões melhores.

3.Registre diariamente: seu controle garante decisões mais precisas, não deixe para depois para não esquecer do que é importante.

4.Use ferramentas: aposte em planilhas ou apps específicos para gestão financeira, aqui cabe o ditado: “tempo é dinheiro”.

5.Separe contas pessoais e empresariais: misturar as duas é um erro comum e perigoso, abra uma conta jurídica e mantenha cada gasto no seu devido lugar.

6.Revise e analise: no final de cada mês, dê uma olhada geral no seu fluxo de caixa. Pergunte-se: é possível cortar alguma despesa? Como posso aumentar as receitas?

Como fazer projeções

Você pode usar o seu fluxo de caixa para antecipar necessidades financeiras e evitar surpresas. Para isso, comece analisando os meses anteriores, identifique tendências e sazonalidades. 

Estime os pagamentos esperados de clientes, vendas previstas e outros ganhos potenciais, inclua as contas fixas, variáveis e possíveis imprevistos.

Com essas informações, você pode criar um planejamento financeiro para os próximos meses, tomando decisões mais estratégicas, como investir em estoque e se preparar para diferentes cenários.

Dicas práticas para ter o melhor fluxo

Se você negociar prazos com fornecedores, quem sabe consegue mais tempo para organizar suas finanças sem se apertar? 

De outro lado, busque receber dos seus clientes o mais rapidamente possível, reduzindo o tempo entre a venda e o pagamento. 

Outra dica importante é criar uma reserva financeira, ter um fundo de emergência ajuda a lidar com períodos de baixa receita ou despesas inesperadas. Você pode começar com pequenos valores e ir aumentando gradualmente conforme sua capacidade. 

Lembre-se: o fluxo de caixa é uma ferramenta viva, que precisa ser revisada e ajustada constantemente, para o sucesso financeiro do seu empreendimento.

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Como cuidar do seu fluxo de caixa do melhor jeito, otimizando o máximo de tempo possível?
FAÇA
Concentre suas operações de controle financeiro, vendas e estoque em um só lugar.
SOLUÇÃO

Bling

É um software de gestão de empresas que oferece controle financeiro, de vendas e de estoque, além de conta digital e emissão de notas fiscais com integração com sistemas governamentais, empresas de frete, marketplaces e lojas virtuais. Tudo em um só lugar.
Saiba mais