Reconhecer e engajar colaboradores

Artigo
6 min de leitura

Você já ouviu dizer que colaboradores e fornecedores são clientes internos? Eles são chamados assim porque fazem parte da empresa, eles contribuem ativamente para o sucesso da organização. 

Estamos acostumados a dirigir nossos esforços de comunicação e engajamento para os consumidores e isso deve ser feito mesmo. Mas como cuidar desse outro público, os colaboradores?

Quando traçamos estratégias para a satisfação do consumidor final, o objetivo é motivar o consumo. Já o cliente interno também precisa se sentir motivado e feliz para produzir melhor e serem também promotores da sua marca.

Os benefícios para a empresa são muitos:

  • Aumento da produtividade
  • Diminuir a rotatividade, isto é, fazer as pessoas ficarem na empresa
  • Ajuda a construir uma cultura saudável internamente
  • Transparece para o mercado e ajuda a fortalecer a marca


Existem algumas formas bem bacanas de fazer com que seus colaboradores se sintam valorizados e contribuam para o sucesso da empresa:

Desenvolver a cultura da empresa

Tenha direcionamentos para guiar como as pessoas se relacionam na organização, quais são os comportamentos aceitos e o que não deve ser feito, deixe claro quais são os valores inegociáveis. Manter um ambiente de trabalho que preserve o bem-estar físico e emocional dos colaboradores e que saiba lidar com conflitos de uma forma respeitosa, é um bom primeiro passo. 

Conheça as individualidades

As pessoas são motivadas por razões diferentes. Algumas podem valorizar mais a estabilidade financeira, outras a oportunidade de crescimento, a flexibilidade de horários, a remuneração, a qualidade de vida e outros fatores. É fundamental alinhar a administração da empresa com as necessidades dos colaboradores. Isso pode ser feito na contratação de pessoas e frequentemente com pesquisas de clima ou mesmo com feedbacks. 

Ofereça benefícios

As empresas têm acesso a uma série de produtos e serviços que podem ser oferecidos coletivamente para apoiar algumas necessidades dos colaboradores e melhorar a sua qualidade de vida, além de aumentar a percepção do cuidado e a satisfação com o trabalho. São coisas como assistência médica, academia de ginástica, acesso a cursos, seguro de vida, day off e muitos outros. 

Recompense o esforço

As pessoas costumam ficar mais motivadas quando o seu trabalho é reconhecido. Coisas simples como um elogio no dia a dia podem ajudar a elevar a autoestima profissional. Mas oferecer recompensas de tempos em tempos em reconhecimento pelo desenvolvimento de alguma atividade ou conquista, ou mesmo em datas comemorativas, é uma ótima estratégia para manter o engajamento do colaborador com a empresa.  

Além de um eventual bônus financeiro, já existem plataformas que facilitam a entrega de recompensas para colaboradores e clientes, como vouchers para resgatar produtos e serviços desejados no mercado. Quem não se sente valorizado ao ser surpreendido com um presente?

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Como você pode construir um lugar melhor para se trabalhar?
FAÇA
Empresas são feitas por pessoas e elas precisam se sentir valorizadas e terem suas necessidades atendidas. Construa uma cultura organizacional com valores sólidos e que reconheça o trabalho dos colaboradores com frequência.
SOLUÇÃO

Minu.biz

O Minu.biz é uma plataforma de recompensas instantâneas que permite que você realize ações de marketing para engajar e encantar seus clientes. São mais de 600 recompensas de grandes marcas como McDonalds, Jequiti, Uber e Magalu.
Saiba mais