Reconhecer e engajar colaboradores

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Você já ouviu dizer que colaboradores e fornecedores são clientes internos? Eles são chamados assim porque fazem parte da empresa, eles contribuem ativamente para o sucesso da organização. 

Estamos acostumados a dirigir nossos esforços de comunicação e engajamento para os consumidores e isso deve ser feito mesmo. Mas como cuidar desse outro público, os colaboradores?

Quando traçamos estratégias para a satisfação do consumidor final, o objetivo é motivar o consumo. Já o cliente interno também precisa se sentir motivado e feliz para produzir melhor e serem também promotores da sua marca.

Os benefícios para a empresa são muitos:

  • Aumento da produtividade
  • Diminuir a rotatividade, isto é, fazer as pessoas ficarem na empresa
  • Ajuda a construir uma cultura saudável internamente
  • Transparece para o mercado e ajuda a fortalecer a marca


Existem algumas formas bem bacanas de fazer com que seus colaboradores se sintam valorizados e contribuam para o sucesso da empresa:

Desenvolver a cultura da empresa

Tenha direcionamentos para guiar como as pessoas se relacionam na organização, quais são os comportamentos aceitos e o que não deve ser feito, deixe claro quais são os valores inegociáveis. Manter um ambiente de trabalho que preserve o bem-estar físico e emocional dos colaboradores e que saiba lidar com conflitos de uma forma respeitosa, é um bom primeiro passo. 

Conheça as individualidades

As pessoas são motivadas por razões diferentes. Algumas podem valorizar mais a estabilidade financeira, outras a oportunidade de crescimento, a flexibilidade de horários, a remuneração, a qualidade de vida e outros fatores. É fundamental alinhar a administração da empresa com as necessidades dos colaboradores. Isso pode ser feito na contratação de pessoas e frequentemente com pesquisas de clima ou mesmo com feedbacks. 

Ofereça benefícios

As empresas têm acesso a uma série de produtos e serviços que podem ser oferecidos coletivamente para apoiar algumas necessidades dos colaboradores e melhorar a sua qualidade de vida, além de aumentar a percepção do cuidado e a satisfação com o trabalho. São coisas como assistência médica, academia de ginástica, acesso a cursos, seguro de vida, day off e muitos outros. 

Recompense o esforço

As pessoas costumam ficar mais motivadas quando o seu trabalho é reconhecido. Coisas simples como um elogio no dia a dia podem ajudar a elevar a autoestima profissional. Mas oferecer recompensas de tempos em tempos em reconhecimento pelo desenvolvimento de alguma atividade ou conquista, ou mesmo em datas comemorativas, é uma ótima estratégia para manter o engajamento do colaborador com a empresa.  

Além de um eventual bônus financeiro, já existem plataformas que facilitam a entrega de recompensas para colaboradores e clientes, como vouchers para resgatar produtos e serviços desejados no mercado. Quem não se sente valorizado ao ser surpreendido com um presente?

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* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

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Empresas são feitas por pessoas e elas precisam se sentir valorizadas e terem suas necessidades atendidas. Construa uma cultura organizacional com valores sólidos e que reconheça o trabalho dos colaboradores com frequência.
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