Quem pode me ajudar a exportar?
Vender seus produtos ou serviços lá fora pode ser mais do que uma estratégia para encontrar novos clientes.
O exportador precisa adequar seu produto ou serviço aos requisitos de qualidade de outros países, e isso traz um ganho em inovação e competitividade para a empresa.
Por isso, exportar exige um esforço por parte do empreendedor e da empresa como um todo. É preciso ir atrás de um conhecimento específico, que trata de comércio exterior.
São normas e legislações internas e dos países de destino, acordos comerciais, políticas aduaneiras e cambiais. Além de todo suporte com a operação em si no país de destino.
A boa notícia é que o comércio exterior é uma atividade bem estabelecida e existem profissionais, serviços e ajuda especializada.
Quem pode ajudar com as questões fiscais?
Para ajudar com o registro nos órgãos de controle e fiscalização, como o Portal Único Siscomex, sistema da Receita Federal, contadores podem ajudar.
É preciso entender também sobre as questões fiscais, quais tributos e impostos o exportador precisa arcar, ou mesmo aqueles que têm isenção para incentivar a exportação.
Além disso, o exportador precisa pensar nas suas obrigações legais e tributárias e cuidar dos gastos e recebimentos.
O suporte contábil pode ajudar em todas as fases: para quem está começando a exportar e quer obter sua habilitação, para manter as atividades regulares e também cuidar das finanças.
Quem pode ajudar a encontrar mercados?
Se você precisa de ajuda para encontrar mercado no exterior, entrar em contato com compradores, negociar e operacionalizar suas vendas, pode buscar consultorias em comércio exterior.
Você pode contar com consultores especializados, órgãos governamentais de apoio à exportação, entidades de classe, exportadoras, câmaras de comércio exterior, entre outros.
Quem pode atuar na linha de frente com as operações aduaneiras?
No dia a dia, para encaminhar suas mercadorias, os despachantes aduaneiros podem cuidar da documentação, verificar a conformidade das declarações, representar a empresa perante os órgãos de fiscalização, bancos, autoridade portuária, fazer pagamento das taxas e acompanhar processos.
Quem vai transportar as mercadorias?
Você vai precisar escolher suporte para transporte e logística internamente e para deslocamento de mercadorias no país de destino.
É preciso definir a modalidade de transporte, aéreo ou marítimo, por exemplo, e encontrar a empresa de transporte logístico que vai atender suas necessidades.
Além disso, você vai precisar de serviços adicionais, como o seguro para a carga.
Quem pode me ajudar com a movimentação financeira?
Na exportação estamos falando de operações de câmbio, com conversão entre diferentes moedas, como o dólar para real, por exemplo.
Além disso, o dinheiro virá de fora, provavelmente de um banco estrangeiro para o seu, e precisa estar tudo certo com a documentação para a operação acontecer da melhor forma.
Essa é a operação básica de vender e receber, mas pode ser que você também precise da antecipação do recebimento antes do envio, de financiamento e crédito, entre outros suportes de natureza financeira para ter sucesso na empreitada.
Nessa etapa as próprias instituições financeiras locais estão preparadas para dar esse suporte para a sua empresa. O Banco do Brasil oferece uma consultoria exclusiva em comércio exterior.
Esses são alguns pontos que o exportador precisa cobrir, mas que não tem necessidade de fazer sozinho. Buscar ajuda especializada torna tudo mais fácil.

O Banco do Brasil, através da solução BB Comex, ajuda empresas que buscam crescer no mercado internacional e pode ser um parceiro para te dar o suporte necessário para exportar, importar, conseguir recursos, crédito e financiamento para atuar no comércio exterior.
Avalie este conteúdo

Coface