Quem planeja vende mais: veja as melhores datas do 2° semestre de 2023
Existem datas comemorativas em que as pessoas já estão propensas a comprar e aquelas que podem ser aproveitadas com ideias criativas para despertar o interesse do público.
Por exemplo: o Dia dos Pais, o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal são datas voltadas para o consumo. Os clientes já estarão com o radar ligado à procura de presentes e compras com desconto.
Por isso, é importante aproveitar o movimento para oferecer condições especiais, preparar o estoque, a divulgação e até ações como embalagens presenteáveis específicas para a data. Isso vai atrair o consumidor, mas também entregar algo a mais. Um ponto para ser lembrado na próxima compra.
Por outro lado, existem algumas datas comemorativas que são pouco conhecidas do público em geral, mas que podem ter afinidade com o seu negócio. A ideia é pensar em algumas ações criativas que podem despertar o interesse do cliente e atrair movimento mesmo em épocas menos óbvias.
Se você trabalha no setor de alimentação, o Dia Internacional do Chocolate, 7 de julho, pode trazer receitas inovadoras para chamar a atenção do público. Este é um produto que tem muitos fãs e combina com quase tudo.
Em 15 de agosto se comemora o Dia dos Solteiros no Brasil, que tal estimular o amor próprio e a autoconfiança nas pessoas que ainda não encontraram seu par? Pode ser uma boa estratégia para vários ramos de atividade, como oferecer descontos em serviços de estética e bem-estar, descontos para curtir com os amigos ou atividades para fazer sozinho.
No Dia do Cliente, em 15 de setembro, muitos negócios oferecem descontos para a compra de produtos e serviços, mas esquecem que a data vai além de uma ação pontual. O objetivo é lembrar da importância de fortalecer o relacionamento com o cliente. Como tocar o coração deles?
Planeje ações promocionais com antecedência
Por melhor que a data seja, criar uma ação em cima da hora não é a melhor estratégia para trazer resultados. O planejamento pode ajudar a entender as comemorações que têm mais afinidade com seu público e também a ter tempo para criar, organizar e comunicar uma campanha.
Além disso, acompanhar o calendário com antecedência pode te ajudar a entender datas que podem aquecer as vendas em períodos de pouco movimento. Mas, para isso, é preciso também conhecer seu negócio e o mercado.
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