Quanto cobrar pelo seu serviço?

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Essa é uma dúvida de quase todos os prestadores de serviços que estão começando um negócio próprio: como precificar? 

Encontrar um preço justo, que agrade os clientes e valorize seu trabalho, exige dedicação, e dele vai depender muito o sucesso do negócio. 

Você precisa colocar no papel quais são os seus gastos para prestar o serviço. Você aluga um espaço, usa equipamentos, quais são suas contas mensais?

Além disso, precisa buscar no mercado os preços praticados pelos concorrentes e entender o que o cliente percebe como preço aceitável para o seu tipo de serviço.  

Muitas vezes você vai receber contatos de clientes fazendo apenas uma consulta de valores e precisa entender o que faz ele contratar você ou ir embora. 

Preço é estratégia

Mais do que isso, a precificação pode ser sua estratégia de posicionamento. Um preço mais alto que a média pode aumentar a percepção de qualidade como um serviço de alto padrão, mas, para isso, você vai precisar mostrar os diferenciais.  

Preços mais baixos também podem gerar desconfiança quanto à qualidade, mesmo que você tenha pensado apenas em lucrar menos para não perder clientes.

O seu posicionamento é a imagem que o cliente tem do seu negócio e esses critérios de preço estão diretamente relacionados a ele. Por exemplo, podem dizer: “cobra mais caro, mas o serviço é completo”. 

Na prática, como chegar em um valor?

O ideal é que você use uma planilha para considerar todos os custos necessários para a prestação do serviço e conhecer o valor mínimo que é preciso cobrar para não ter prejuízo. 

Com esses valores na mesa, poderá considerar a sua margem de lucro e, finalmente, chegar no preço final, tendo em mente o que falamos acima: mercado, posicionamento de marca e percepção do cliente.

Quais são os tipos de custos envolvidos?

  • Despesas como aluguel, energia, água, IPTU;
  • Despesas de deslocamento para prestação do serviço;
  • Impostos, como ISS (impostos sobre serviços) e PIS/COFINS, dependendo sempre do tipo de CNPJ que você vai ter, entenda aqui;
  • Tem funcionários? Coloque o valor total do salário mais obrigações legais; 
  • Contratação de softwares, equipamentos e insumos específicos para o serviço.

Note que você pode ter despesas fixas e despesas variáveis, considerando clientes caso a caso, o que pode demandar um orçamento diferente para cada um. 

Veja também como fazer um orçamento para o cliente

Quando você tiver todos esses gastos listados, considere sua margem de lucro e o valor ideal para cobrar pelo serviço.

Esses valores podem te ajudar a chegar no seu índice markup, muito usado atualmente para acompanhar preços, ele é a relação entre despesas fixas, variáveis e a margem de lucro. 

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* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

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