Qual o desconto ideal para a Black Friday? Use nossa calculadora
Para aproveitar o máximo de vendas com a Black Friday e o final do ano, promoções bem pensadas podem ir além de atrair novos clientes, como iniciar relacionamentos duradouros e receber muitas indicações.
Os tipos de promoções mais comuns incluem descontos percentuais, pague menos e leve mais e o frete grátis.
Mas qual é o valor ideal de desconto para o seu negócio? Continue lendo para saber mais sobre quando usar cada tipo de promoção e conheça a nossa calculadora de descontos.
Desconto percentual
Tipo mais comum e direto, como: "10% de desconto na compra de qualquer peça". Funciona bem em períodos promocionais e em outras situações em que se quer incentivar a compra, como para fazer o estoque girar, atrair novos clientes ou fidelizar.
A redução percentual no preço traz a percepção para o consumidor de que ele está fazendo um bom negócio e isso é recompensador.
Os descontos arredondados, como 10%, 30%, 50%, são mais fáceis de entender e vistos como mais vantajosos pelo cliente.
Percentuais maiores, como 50%, tendem a criar um senso de urgência maior, pois o consumidor avalia como uma oportunidade única.
Já os descontos menores, como 5% ou 10%, impulsionam a decisão de compra na hora porque também trazem a sensação de economia.
Mas o desconto ideal não pode fazer você vender abaixo do custo do seu produto, para não afetar o lucro e o desempenho financeiro do negócio.
Por isso, ao definir seu percentual de desconto, tenha em mente o custo total do seu produto e sua margem de lucro.
Pague 1, Leve 2
É uma oferta bastante atrativa para os clientes e ajuda a movimentar o estoque. Quando você oferece um produto extra sem custo, você agrega valor e cria um sentimento de vantagem.
Esse tipo de desconto é especialmente eficaz em produtos de menor valor ou em estoques que precisam ser renovados rapidamente. Você ainda pode usar o Pague 2, Leve 3, se puder garantir que a margem de lucro ainda seja mantida.
Frete grátis
Embora não seja um desconto direto no valor do produto, pode ser decisivo na compra online, porque o consumidor vai comparar com outros produtos que oferecem descontos e analisar o que vale mais a pena.
Calcule o impacto dessa oferta em seus custos de logística e veja se é viável oferecê-la para determinadas regiões ou a partir de um valor mínimo de compra.
Assinaturas e planos mensais
É uma ótima opção para serviços ou produtos consumidos com frequência, porque geram alto volume de vendas e a margem de lucro aumenta, mesmo com os descontos.
Especialmente em casos como cursos ou aulas online, ou serviços mais automatizados, pode ser mais fácil trabalhar com esse tipo de desconto, sem afetar os custos.
Descontos exclusivos para assinantes ou para compras recorrentes são boas estratégias para incentivar o cliente a voltar e gerar fidelidade à sua marca.
Nesta época de promoção de vendas, além de se organizar para vender mais, você pode usar a alta demanda para conquistar relacionamentos duradouros com seus clientes.
Use nossa calculadora de descontos
Agora que você já conhece as vantagens de cada tipo de promoção de vendas, pode aproveitar nossa calculadora de descontos no final deste artigo para definir os valores corretamente.
É bem simples, você insere o preço do produto e a porcentagem de desconto, e a calculadora gera o valor final.
Explore as funcionalidades da nossa calculadora de descontos, já está disponível!