Qual é o impacto da entrega na venda online?

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Quando o cliente vai até uma loja ele já sabe que vai sair com o seu produto na mão. Mesmo assim, isso nunca foi um motivo bom o suficiente para segurar o crescimento das lojas virtuais. Pelo contrário, as pessoas gostam da praticidade de comprar sem sair de casa.

Mas, isso não quer dizer que elas estão dispostas a esperar muito pela chegada do seu produto, que vão relevar se a sua encomenda chegar com alguma avaria em função do manuseio ou que elas pretendem pagar muito mais caro por essa comodidade. 

Avaliações da experiência


Antes quem influenciava na escolha de um determinado produto era algum familiar ou então amigos próximos. Hoje as avaliações que as pessoas, mesmo desconhecidas, deixam online sobre sua experiência, são de grande influência no processo de decisão de compra.

Quantos comentários você já viu na página de algum produto dizendo algo do tipo: “a qualidade é boa, mas a entrega deixou a desejar”. É bem comum e também pode ser um balde de água fria no consumidor que está pesquisando interessado.

Isso porque a entrega é uma parte que não pode ser separada da experiência de compra online. Ela também precisa corresponder às expectativas e por isso deve cumprir algumas exigências:

Ser econômica


O custo do envio é uma das maiores causas de abandono de carrinho, é o que revelam diversas pesquisas com lojas virtuais. Enquanto o frete grátis é um grande diferencial. Mas, para que o produto possa ser ofertado por um preço justo, muitas vezes essa é uma regalia difícil de ofertar, pois sabemos que logística e transporte podem trazer muita coisa inclusa como: mão de obra, combustível, seguro, impostos, além de outras despesas e taxas. 

Uma solução para esse problema é dar opção para o consumidor escolher entre diversos parceiros de frete, que muitas vezes já tem integração na própria plataforma de comércio eletrônico. Pesquise aquelas que atendem melhor a sua região, as características do seu produto e prestam um bom serviço.

Corresponder ao prazo estipulado


O consumidor pode ficar ansioso para receber o seu pedido, muitas vezes quer que o envio seja rápido. Para não gerar expectativas de mais ou de menos, é essencial que os prazos sejam realistas e que sejam cumpridos. Deve sempre considerar e deixar claro o tempo para a postagem mais a estimativa de transporte até que a entrega seja realizada. 

Ser rastreável


O acompanhamento do status da entrega a partir da confirmação de compra ajuda a tornar a experiência mais agradável para o usuário. Dar a chance para que o cliente visualize o caminho que o seu produto está fazendo, bem como utilizar canais de comunicação para mantê-lo atualizado, pode ajudar a diminuir a ansiedade e aumentar a confiança. 

A entrega deve ser cuidadosa


No sentido de fazer com que o produto saia do estoque bem protegido e acondicionado e que chegue até o cliente intacto, sem avarias. Para isso, o operador logístico precisa ter muito cuidado. Além disso, as embalagens devem conter informações importantes se o produto for frágil e seguir um padrão que facilite a operação. Por exemplo, as embalagens quadradas ou retangulares são empilhadas mais facilmente.

Facilidade no pós-venda


Se o cliente quiser trocar ou devolver o produto, a forma como isso deverá ser feito deve ser simples e transparente. Muitas empresas de logística e transporte já conseguem oferecer a retirada no endereço do cliente ou ele faz a postagem rapidamente informando apenas um código com o serviço de logística reversa.  

Isso tudo faz parte da experiência de entrega, que por sua vez é um componente inseparável da experiência de compra online. E deixar o cliente satisfeito pode gerar uma boa avaliação, uma recompra e até transformar consumidores em promotores da marca.

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