Produtividade para mulheres empreendedoras
O tempo para muitas mulheres é diferente do que para o restante da sociedade. Além do trabalho, elas estão envolvidas em atividades não remuneradas mais do que qualquer outra pessoa.
De acordo com o estudo Estatísticas de Gênero do IBGE, as mulheres brasileiras dedicam em média 21,4 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados com a família. Enquanto os homens dedicam 11 horas.
Está lançado mais um desafio para as mulheres no mundo do empreendedorismo. Como se dedicar ao crescimento profissional tendo que dividir boa parte do seu tempo com as atividades domésticas?
Algumas atitudes podem ajudar a melhorar o aproveitamento do tempo que temos para cuidar dos negócios:
Delegar funções
Deixar que outras pessoas façam o trabalho que não precisa ser feito exclusivamente por você. Para isso, faça um inventário para ver quais são as tarefas que pode abrir mão e passar adiante.
Isso funciona tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Basta confiar nas pessoas e até ensiná-las, se for preciso.
É importante também aprender a desapegar e respeitar a forma como cada um vai realizar aquela atividade. Provavelmente vai ser diferente de como você costuma fazer e está tudo bem.
Você pode delegar funções para pessoas de confiança, mas também pode usar a tecnologia a seu favor. Existem aplicativos e softwares que podem ajudar desde a organização da agenda até a gestão financeira completa do seu negócio.
Aumentar o foco
Para cuidar do foco, é preciso se desligar das distrações. E, para isso, você precisa sentir segurança de que está deixando as coisas organizadas, não é?
Como, por exemplo: os filhos estão sendo cuidados por alguém de confiança? Estão todos saudáveis? Está tudo em ordem em casa?
A verdade é que, provavelmente, você já deixou tudo sob controle e que essa responsabilidade nem sempre cabe a uma pessoa só.
O ideal é deixar claro que o seu tempo no trabalho é importante. Fazer com que as pessoas vejam e respeitem o seu lado profissional.
Essas são as distrações mais imediatas, do dia a dia. Elas se juntam a outras coisas, como o celular tocando, as notificações das redes sociais, entre outros detalhes. Aprenda a se desligar de tudo isso enquanto estiver cuidando dos negócios.
Também existem distrações maiores, de longo prazo. São aquelas que fazem a gente perder o foco no objetivo. Para essas, é importante ter um planejamento de negócios e avaliar constantemente se está seguindo os planos.
Evitar a sobreposição
Essa é uma dica bem parecida com a anterior, mas precisamos falar um pouco mais sobre isso.
A sobreposição é quando as tarefas domésticas e o trabalho não conseguem ter um tempo separado. Quando você está trabalhando e preocupada com o que precisa fazer em casa. Ou quando ficam te ligando, exigindo sua presença.
Mais uma vez, tente evitar essas distrações fazendo com que o seu tempo de trabalho seja respeitado.
Pode parecer que é complicado, mas é importante conseguir se desligar de um, enquanto está no outro.
Planejar o dia
Tentar fazer várias coisas de uma vez já se sabe que não é uma boa ideia. Ficar diante de uma lista de tarefas intermináveis também pode gerar ansiedade.
No lugar de tentar fazer mais do que pode no tempo que se tem, talvez seja melhor fazer apenas o que realmente precisa ser feito.
Por isso, começar planejando o que vai ser feito e riscando da agenda o que for desnecessário ou não é urgente, é a melhor forma de garantir que será um dia produtivo e sem frustrações no final.
Claro, será preciso ser realista na hora de fazer esse planejamento. Dá tempo mesmo de cumprir tudo isso? Se não der, o que pode ser postergado?
É essa a forma de pensar: mesmo que não dê para fazer tudo, você sempre pode fazer o seu melhor.
Avalie este conteúdo
Conta PJ Digital