Prestar serviços totalmente online

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Para algumas atividades, já foi a época em que era preciso marcar reuniões no escritório para fechar um negócio. Que ficávamos restritos ao público local ou com despesas de transporte e perdendo tempo para chegar até um potencial cliente.

Com a cultura do trabalho remoto se estabelecendo e o desenvolvimento de novas ferramentas que potencializam sua escalada, muitas empresas já podem fazer tudo ou quase tudo online, desde o primeiro contato com o cliente até a assinatura do contrato e entrega do projeto. 

É o caso, por exemplo, de desenvolvedores de softwares, de agências de comunicação e de consultorias de diferentes especialidades, como contábil, jurídica, de marketing, empresarial, de arquitetura e até mesmo a telemedicina já é uma realidade, além de muitas outras possibilidades.

Oportunidades e desafios desse formato


As tecnologias cada vez mais inteligentes trazem um ganho notável de produtividade. Pense nas horas que seriam perdidas com deslocamento ou esperando em filas. É tempo extra para focar no desenvolvimento profissional e no crescimento dos negócios.

Outro ponto importante é o alcance a um público maior, a nível nacional ou mesmo internacional. O online não tem fronteiras. As barreiras, hoje em dia, são basicamente impostas por leis, regulamentações e pela natureza de alguns serviços, como aqueles que precisam ser presenciais. Uma instalação elétrica ou um exame laboratorial, por exemplo. 

Mas se o trabalho pode ser feito de qualquer lugar, o alcance a clientes vai depender de uma comunicação bem feita no ambiente virtual e da adoção de ferramentas que tornam a distância irrelevante.  

O grande desafio profissional para as empresas é se adequar ao formato. Construir uma cultura digital que adote a inovação que o mercado oferece e fazer com que o cliente sinta o efeito da distância o mínimo possível.

Quais são os tipos de ferramentas disponíveis?


São plataformas ou aplicações que facilitam a comunicação à distância, desde o simples envio de mensagens até a realização de videoconferências de qualidade com um número ilimitado de pessoas. 

Existem também aquelas que ajudam no gerenciamento de tarefas, na organização e na entrega. Todos podem visualizar e colaborar com o trabalho em andamento. Um bom exemplo são aquelas ferramentas que usam a metodologia Kanban, que é simplesmente um quadro compartilhado que dá a visão do que precisa ser feito, do que está sendo feito e do que já foi concluído, por exemplo.

Outro bom exemplo são as ferramentas que usam inteligência artificial para validação de identidade, como o uso de reconhecimento facial para evitar fraudes. Além da formalização de contratos e demais documentos totalmente online com o uso de assinatura eletrônica com validade jurídica. 

São muitas ferramentas disponíveis para ajudar as empresas a não deixar pontas soltas na prestação de serviços online. Elas simplificam a burocracia sem perder a formalidade, facilitam a comunicação e diminuem custos logísticos. 

Mas vão ainda muito além disso. Essas tecnologias aumentam a autonomia profissional, para que as pessoas possam exercer suas atividades de qualquer lugar e acelerar o desenvolvimento de negócios que adotam a cultura digital. 

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