Preciso de um plano de negócios?
E se você tivesse que explicar a sua ideia de negócio para alguém em uma conversa casual, em uma festa, por exemplo, você teria essa história na ponta da língua para contar?
Fazer um plano de negócios pode ser simples assim. No final, o que importa é se você conseguiu criar uma estrutura convincente, que faça sentido para você e para os outros, principalmente, se você for em busca de investidores.
Mas, acima de tudo, esse desenho é para você. É a sua bússola. Colocar no papel ajuda a organizar os pensamentos, a começar a materializar o seu projeto. É a primeira etapa para sair do mundo das ideias.
Decisões fundamentadas
Ao longo da jornada você vai precisar fazer escolhas, pequenas ou grandes. O ponto é: com base em que você vai tomar as suas decisões de negócio? Nem sempre você vai ter tempo para analisar opções, mas se já fez a lição de casa e definiu os detalhes no seu plano de negócios, as chances de acertar são bem maiores.
O negócio é viável?
Como já falamos aqui, responder algumas perguntas no papel ajuda a estruturar melhor a ideia. No meio do planejamento, você vai precisar reunir informações de mercado, de fornecedores, de produtos, de concorrentes, de consumidores e muitas outras coisas.
Pode ser que no meio do caminho você perceba que o mercado já está saturado de concorrentes, que os consumidores não estão interessados no que você quer oferecer, que a matéria prima é difícil de conseguir e outras descobertas que podem abrir seus olhos para uma realidade não muito bacana: sua ideia não é viável. Mas é melhor chegar a essas conclusões antes, certo?
O importante é não desanimar, você está fazendo a coisa certa ao planejar antes de sair fazendo e, assim, tem mais chances de ser bem sucedido. Se uma ideia se mostrar insustentável e você tem o sonho de empreender, continue procurando.
Para os outros
O plano de negócios é para você e para quem vai se relacionar com a sua ideia. Clientes, colaboradores, consultores, fornecedores, investidores e outros parceiros, em algum ponto vão precisar entender onde eles se encaixam na sua empresa.
É por isso que você vai reunir em um documento, basicamente: informações sobre o mercado e porque a sua ideia é relevante, os principais objetivos do negócio, o que é vendido e como, para quem é feito, quanto custa a operação, como o time é formado e por quem, quem são os parceiros, quem fornece e qual é o capital necessário.
Enfim, se você quer empreender, a resposta para a pergunta é: sim, você precisa de um plano de negócios antes de começar.
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