Por que pedir o e-mail do cliente?
O e-mail é um dos canais de comunicação menos invasivos para entrar em contato com o cliente.
Qualquer pessoa pode controlar o que vai receber por e-mail e pode abrir sua caixa de entrada quando bem entender.
Uma boa prática de e-mail marketing é dar a oportunidade para o usuário se cadastrar ou cancelar sua assinatura e parar de receber mensagens comerciais de determinado remetente.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, a regra é que o cliente autorize o uso dos seus dados. Por isso, pedir o e-mail e a permissão do cliente é fundamental.
Mas além de regras e boas práticas, você sabe por que deveria pedir o e-mail do seu cliente?
A resposta está nas ações de pós-vendas, na continuidade do relacionamento. É tudo o que a sua empresa faz para garantir que o cliente não sumirá do mapa e que siga engajando com o seu negócio mesmo depois de concluir a compra.
Com o e-mail em mãos e a devida autorização para o envio de mensagens, a sua empresa pode realizar ações para encantar o cliente.
Pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação é uma das vantagens de se ter o e-mail do cliente. É possível fazer perguntas tão simples quanto se ele indicaria a sua empresa para um amigo, por exemplo.
Dessa forma, você consegue entender se a experiência de compra foi boa e, caso não tenha sido, pode entrar em contato novamente para descobrir em que momento o cliente ficou insatisfeito e buscar melhorar.
Fidelização
É comum que o esforço para conquistar um cliente seja maior do que o empenho para fazer com que ele volte a comprar com você.
Uma estratégia de e-mail marketing pode ajudar a fazer com que o cliente continue engajado com a sua empresa.
Podem ser enviados conteúdos que garantam o sucesso do cliente, ou seja, que o ajude a aproveitar bem a compra.
Você também pode enviar promoções seguindo a programação do seu calendário de vendas para estimular novas compras.
Engajamento
O engajamento é quando o cliente participa ativamente. Ele compra, comenta, curte, compartilha e indica o seu negócio para outras pessoas.
Geralmente, pode ser feito com conteúdo de qualidade, que traga temas de interesse do consumidor e que sejam coerentes com a sua marca e área de atuação da empresa.
Esses conteúdos não têm necessariamente o intuito de realizar uma venda, pode ser um boletim, uma newsletter, com assuntos relevantes e novidades do setor.
Além disso, pode usar o e-mail para fazer ações que entreguem recompensas para o cliente em retribuição a uma resposta ou pelo bom relacionamento, o famoso algo a mais para encantar o cliente de vez.
Avalie este conteúdo

Minu.biz