Por que participar da Black Friday?
Fim do ano começa a se aproximar e de repente tudo passa a girar em torno da corrida pelos descontos na Black Friday.
Mas nem todo mundo sabe ao certo como aproveitar o evento ou que tipo de ações oferecer ao cliente.
Afinal, dar descontos muito agressivos pode não ser uma boa estratégia financeira. Então, por que participar da Black Friday?
Giro de estoque
A princípio, o evento é visto como uma oportunidade de queimar aqueles produtos que ficaram parados no estoque durante o ano.
Alguns setores trabalham com sazonalidade e podem abrir espaço no estoque promovendo aquilo que não vendeu da última coleção, por exemplo, dando descontos maiores.
Para esses, a Black Friday é uma grande oportunidade de girar estoque e fazer caixa no fim de ano.
Mas esse não é o caso de todo mundo. Muitos negócios trabalham com linhas de produtos fixas, sem grandes mudanças ao longo do tempo.
Outros são prestadores de serviços e não tem estoque de produtos, mas vendem pacotes promocionais, por exemplo.
O que eles podem fazer de diferente?
Foco na aquisição de novos clientes
A boa notícia é que a Black Friday não é apenas sobre mega descontos. Para muitos negócios essa é também uma oportunidade de aumentar a sua base de clientes.
Mesmo que você não tenha necessidade de fazer o seu estoque girar, pode aproveitar o momento da busca por descontos, para participar e conquistar novos clientes.
Essa é uma estratégia que visa lucro a longo prazo. Isso quer dizer que você pode pensar em dar descontos agressivos para chamar atenção para o seu negócio, não para gerar receita imediata.
Neste caso, é preciso se preparar com uma boa estratégia de relacionamento, pensando em retenção, fidelização e encantar o cliente.
Aumentar as vendas de fim de ano
A Black Friday é estrategicamente bem localizada próxima ao Natal, e uma oportunidade para aumentar as vendas.
Mas isso também precisa ser feito com cuidado para não atrapalhar as vendas no período. Já reparou que muitos negócios usam a estratégia de dar descontos o mês inteiro com o chamado Black November?
Como é um momento muito concorrido pelas marcas, principalmente online, a ideia é que você consiga um espaço na mente do consumidor e entre os algoritmos das redes sociais.
Além disso, o cliente que espera para comprar só no dia da Black Friday, tem mais chances de se deparar com seus concorrentes.
A forma como vai participar com descontos no período deve ser anunciada de maneira bem transparente para o público, para deixar as expectativas alinhadas.
Portanto, anuncie com antecedência se você pretende dar descontos por um mês e não fazer o cliente esperar até a última sexta-feira de novembro, ou fazer promoções maiores, mas apenas no dia.
Valorizar o relacionamento com ofertas personalizadas
A ideia principal da Black Friday é que o cliente perceba o valor do que você está oferecendo.
Uma saída é personalizar a oferta. As pessoas gostam de receber promoções exclusivas.
Então, seu negócio pode participar oferecendo descontos para aqueles clientes especiais, com grandes chances de comprar.
É também uma forma de premiar o cliente pelo bom relacionamento que manteve com você o ano todo.
Como estratégia de relacionamento, você pode inclusive oferecer descontos antecipadamente para alguns clientes, mostrando que eles tiveram acesso primeiro porque são importantes.
Avalie este conteúdo
BIUD Marketing