Por que gratidão é importante para o desenvolvimento pessoal?
Você provavelmente conhece o feriado Thanksgiving dos filmes americanos. Uma celebração que acontece nos Estados Unidos toda última quinta-feira de novembro.
A temática da data é sobre dar graças. Historicamente, era para agradecer a colheita e tinha um cunho religioso. Hoje a data persiste como um dia para estar em família e estimular a gratidão.
Por aqui, não temos essa tradição tão forte para nos lembrar o quanto é importante pararmos um momento para agradecer, mas podemos trabalhar a ideia no nosso desenvolvimento pessoal.
Mas o que é gratidão?
Os filósofos a consideram uma virtude e muitos estudos têm atribuído gratidão a uma melhora na qualidade de vida e até à felicidade.
Também pode ser um sentimento. O que faz você se sentir grato na vida? A que ou quem você gostaria de agradecer?
Algumas culturas celebram a gratidão com um dia especial, mas será que não podemos transformá-la em um hábito?
Desenvolver a gratidão também é um processo para todos nós. Ajuda a entender o que nos deixa satisfeitos e o que não.
A gratidão nos ajuda a parar e apreciar o que já conseguimos realizar, o que conquistamos, para então seguirmos em frente com metas e objetivos que fazem sentido.
Essa é também uma forma generosa de olhar para o passado e para nós mesmos. A gratidão pode ser um momento que paramos para nos conhecer melhor e avaliar o que temos à frente.
Como praticar a “gratidão” para o desenvolvimento pessoal
Você já conseguiu fazer uma lista de coisas ou pessoas a agradecer? Então, a próxima etapa poderia ser apenas sobre você.
O que te faz sentir gratidão por você, quais atitudes, comportamentos, realizações?
Autoconhecimento não é apenas sobre as coisas que precisamos melhorar, mas também é uma forma de buscar ter mais autocompaixão. É uma maneira de nos valorizarmos mais.
E a gratidão é uma das vias que nos levam a ter sentimentos mais elevados. Que pode nos tirar da órbita que nos impede de alcançar satisfação pessoal.
Avalie este conteúdo

Minu.biz