Por que empreender?
Às vezes é no susto, às vezes é um sonho. São muitos os motivos para começar o próprio negócio. Mas, afinal, o que é empreender?
Ter liberdade na carreira, ganhar mais dinheiro, ter mais de uma fonte de renda extra, ter a visão de como resolver um problema, ter uma aposentadoria melhor ou por amor mesmo. Será que você quer montar o próprio negócio pelos motivos certos?
Se a sua jornada pessoal ou profissional te trouxe até o mundo do empreendedorismo, talvez seja legal tentar entender qual delas teve um peso maior na sua decisão. É importante se preparar e buscar as habilidades necessárias para se transformar em empreendedor. Será que existe um perfil certo para empreender?
Pois é, porque empreender vai demandar coisas da sua vida pessoal que são diferentes de outros trabalhos. E também outro tipo de carreira profissional dentre as opções que você poderia encontrar no mercado.
Tem alguns pontos sobre abrir o próprio negócio que precisamos destacar para quem está começando:
Encontre companhia para trocar uma ideia
Empreender é começar pequeno, com o pé no chão, e deve ser assim mesmo, nada se constrói de uma hora para outra. E isso também significa não ter uma equipe para cuidar das diferentes áreas do negócio. Até um certo ponto, talvez tenha que ser só você.
Mas, a boa notícia é que você pode encontrar grupos de empreendedores online, que estão na mesma situação, para trocar informações sobre negócios, o famoso networking. Além disso, você pode terceirizar a burocracia contratando advogados e contadores.
Busque ferramentas para otimizar processos
Empreender, por ser uma atividade solitária, vai demandar que você cuide de várias áreas, faça o planejamento estratégico, a gestão financeira e a operação em si. Além disso, a preocupação pode ser constante e fica mais difícil desligar do trabalho. É preciso tomar cuidado para não se sobrecarregar.
Mas, quem disse que precisa ser assim o tempo todo? Hoje você pode contar com diversos softwares de gestão para otimizar o seu tempo e deixar espaço para focar no crescimento do seu negócio. Entenda melhor como eles podem te ajudar no dia a dia da empresa.
Tenha paciência
Principalmente no começo, a ansiedade de ver o retorno rápido e o frio na barriga podem acabar distraindo você do seu objetivo e isso não será muito produtivo. O caminho para fazer o negócio dar certo pede muita paciência e persistência.
Para manter o foco no que é importante e não cair nessa armadilha, você pode fazer um bom planejamento para saber quando o seu retorno virá.
Você precisa estar preparado para essas questões e muitas outras que vão surgir. Por isso, é preciso pensar: eu quero empreender pelos motivos certos?
Essa resposta será o seu real objetivo para montar o próprio negócio e é o que vai dar a motivação necessária para o sucesso.
Avalie este conteúdo
Portal do Empreendedor