Por que abrir uma conta jurídica?

Artigo
5 min de leitura

Uma das dicas mais importantes para acertar na gestão financeira do seu negócio é não misturar a sua conta pessoal com a conta da sua empresa. O objetivo dessa estratégia é ter o controle do dinheiro, que é o recurso que viabiliza toda a operação.

Uma má administração dos recursos pode levar a empresa à falência sem que os donos percebam, enquanto fazem retiradas sem controle. Essa organização costuma ser ainda mais complicada para pequenas empresas, negócios familiares e individuais.

É comum acontecer quando as despesas pessoais também não estão bem organizadas. Você acaba tirando do caixa da empresa para pagar uma conta ou outra de casa, sem perceber que essa atitude pode abalar a possibilidade de crescimento ou até mesmo deixar o negócio sem recursos para funcionar.

As coisas ficam ainda mais complexas se você tem funcionários, porque a sua responsabilidade com a sociedade é ainda maior sendo um empregador.

A conta jurídica é um meio específico de garantir que você tenha como separar as coisas. O empreendedor deve ter um salário, ou pró-labore, esse é o dinheiro que ele pode transferir para a conta física e usar para as despesas pessoais.

Quais os benefícios de ter uma conta PJ?

A maioria dos bancos, inclusive os digitais, oferecem serviços financeiros diferentes para pessoas físicas e para pessoas jurídicas. Aqui também são consideradas coisas separadas, com finalidades diferentes. 

As contas jurídicas costumam oferecer pacotes de serviços e benefícios voltados para o mundo empresarial, que têm impostos e leis diferentes.

Ter uma conta jurídica faz toda diferença também na hora de receber dos clientes ou pagar fornecedores, traz mais credibilidade e legitimidade para o seu negócio, mostra organização e profissionalismo.

Além disso, se você tiver ajuda de outras pessoas na organização das finanças da empresa, você não precisa mostrar a sua conta pessoal.

Uma das primeiras coisas que todo empreendedor deve fazer é abrir uma conta empresarial para começar essa separação do dinheiro desde o começo. Você pode pesquisar as taxas aplicadas e ver quais benefícios se encaixam melhor nas necessidades do seu negócio e da sua operação.

Comece agora a separar suas finanças pessoais e do seu negócio! Abra a conta PJ BB de forma 100% digital, rápida e completa. Você tem acesso à diversas soluções  para ajudar sua empresa crescer.

Acesse aqui e conheça a conta PJ BB!

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
O empreendedor precisa administrar duas vidas financeiras: a sua pessoal e a da sua empresa. Cada uma com um núcleo e com atividades totalmente diferentes. O que fazer para que elas não se misturem?
FAÇA
Tenha uma conta empresarial para separar o dinheiro. O que é da empresa, deve ser movimentado em uma conta jurídica. O que é pessoal, deve ser mantido na conta física. Não pague despesas pessoais com o cartão da empresa e vice-versa.
SOLUÇÃO

Saiba mais