O que toda empreendedora deveria saber
Boas-vindas, mulher empreendedora!
Você já sentiu que tem um universo de possibilidades à sua frente, mas, às vezes, falta um mapa para navegar por ele? Empreender é sobre sonhar, sim, mas também sobre saber onde pisar para transformar ideias em realidade.
O caminho do empreendedorismo feminino tem avançado bastante no Brasil, mas ainda há desafios que precisam ser superados, especialmente quando o assunto é acesso a crédito e incentivos.
Você não precisa trilhar essa jornada sozinha. Reunimos aqui informações essenciais para que você tenha mais clareza e oportunidades ao construir e expandir seu negócio. Vamos juntas?
Brasil para Elas: política pública para empreendedoras
O programa Brasil para Elas é uma iniciativa do governo federal para apoiar o empreendedorismo feminino no Brasil, especialmente em micro e pequenas empresas.
Por meio dessa plataforma, as empreendedoras têm acesso a conteúdos práticos sobre formalização, capacitação, crédito, tecnologia e crescimento dos negócios.
Elas encontram orientação em diferentes fases, seja para formalizar, melhorar a gestão, obter crédito ou expandir os negócios usando tecnologia e inovação.
A plataforma disponibiliza ferramentas gratuitas, cursos e informações essenciais para facilitar a jornada, promovendo crescimento sustentável e autonomia econômica - e conta com a participação do BB.
Mulheres no topo: inspiração do BB para elas
Você sabia que o Banco do Brasil está se destacando pela forte presença feminina em cargos de liderança? O banco tem 45% de mulheres no conselho diretor e 50% no conselho de administração. Além disso, adota programas de ascensão corporativos onde 70% das vagas são reservadas para mulheres.
Essas posições estratégicas reforçam uma mensagem poderosa sobre representatividade e inclusão - mostra que você também pode alcançar postos altos e influentes no seu segmento.
A plataforma Mulheres no topo estimula ainda mais mulheres: com conteúdos, produtos, serviços e ferramentas para elas empreenderem e alcançarem seus objetivos profissionais.
Elas encontram soluções para facilitar o acesso ao crédito, com linhas especiais para empresas lideradas por mulheres, incluindo:
- Crédito automático e crédito salário: com prazos de até 48 meses, possibilidade de carência de até 6 meses e taxas reduzidas.
- Crédito para capital de giro: destinado a empresas com liderança feminina, oferecendo condições facilitadas.
- Antecipação de recebíveis: para melhorar o fluxo de caixa das empresas.
Mentorias e comunidades: por que elas são essenciais?
Empreender, às vezes, pode ser um caminho solitário e cheio de dúvidas - quem nunca passou por essa sensação?
Participar de comunidades e programas de mentoria é tão valioso, porque é um espaço para sentir a sororidade de outras mulheres, aprender e receber orientações. Ainda, você acaba percebendo o valor da sua própria voz e o poder que você também tem de colaborar para o sucesso de outras pessoas.
Comunidades como a Rede Mulher Empreendedora são espaços onde você pode trocar experiências, esclarecer dúvidas e fazer networking. Já as mentorias ajudam você a encurtar o caminho até o sucesso, oferecendo orientações personalizadas de mulheres experientes que já trilharam desafios parecidos com os seus.
Participar dessas iniciativas pode trazer clareza, aumentar sua confiança e ajudar você a enxergar novas oportunidades. É sobre crescer juntas, de maneira sustentável e estratégica.
Empreender, além de criar um negócio, é sobre abrir caminhos, transformar desafios em oportunidades e fortalecer não só a sua jornada, mas também a de outras mulheres. Agora, quais dessas iniciativas você já aproveita no seu dia a dia?
Avalie este conteúdo

Agendaboa