O que são métricas de e-commerce e como acompanhá-las?

Artigo
7 min

Para identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões informadas, as métricas fornecem insights valiosos sobre o desempenho da loja virtual. E quais são elas?

Taxa de conversão 

É o percentual de visitantes do seu site que realizam uma ação desejada, como completar uma compra, por exemplo. É uma das métricas mais importantes, reflete a eficácia do site em transformar visitantes em clientes.

Para melhorar a taxa, é essencial focar na experiência do usuário (UX) dentro das suas estratégias para vender mais.

Taxa de abandono de carrinho 

Indica o percentual de usuários que adicionam itens ao carrinho, mas abandonam o site antes de concluir a compra. Otimize o processo de checkout e ofereça incentivos, como frete grátis, para ajudar a reduzir essa taxa.

AOV
(Average Order Value)

Representa o valor médio gasto por pedido na loja, isso quer dizer que um AOV alto é igual a mais receita por venda, para aumentar você pode usar estratégias como upselling e cross-selling, além de promoções para compras de maior valor.

Para calcular, divida o valor total dos pedidos (com taxas e tudo) pelo número de pedidos feitos durante um mesmo período. 

Taxa de rejeição (bounce rate) 

É o percentual de visitantes que deixam seu site após visualizar apenas uma página, e quando está alta pode indicar que o site não está oferecendo o que os visitantes procuram, ou que a navegação é confusa.

Custo por aquisição (CPA) 

A média de quanto custa adquirir um novo cliente, calculado pela divisão do total gasto em marketing pelo número de novos clientes adquiridos. 

O CPA é identificado através do Google Ads ou Facebook Ads e o ideal é ser o menor possível, para isso ajuda a otimização de campanhas, segmentação mais precisa e melhoria na taxa de conversão.

Taxa de retenção de clientes 

Mostra a porcentagem de clientes que voltam a comprar na sua loja dentro de um determinado período. Programas de fidelidade, excelente atendimento ao cliente, e ofertas exclusivas podem ajudar a melhorar essa métrica.

Lucro bruto 

É a diferença entre a receita gerada pelas vendas e o custo dos produtos vendidos (CPV), fundamental para avaliar a saúde financeira do seu e-commerce.

Acompanhe o lucro bruto por meio de relatórios financeiros regulares e ajuste suas estratégias de precificação, estoque e marketing para manter margens saudáveis.

Como acompanhar as métricas

O Google Analytics é uma das ferramentas mais usadas para acompanhar e analisar métricas de taxa de conversão e de rejeição. 

Além dele, na própria plataforma do seu e-commerce você pode conseguir acompanhar também a taxa de abandono de carrinho, o AOV, e a taxa de retenção de clientes - o CRM também pode ajudar na retenção.

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