O que saber antes de começar a exportar?

Artigo
5 min

É preciso ter em mente que além dos procedimentos brasileiros, estamos falando de outros países, com exigências, processos e leis diferentes das nossas.

Por isso, para começar a exportar, precisamos conhecer os principais passos e regras. Mas não se preocupe, existe toda uma infraestrutura de informações e serviços já bem estabelecidos para ajudar.

Como é a burocracia para quem quer exportar?

Para exportar você vai precisar se familiarizar com algumas nomenclaturas e sistemas que não estão presentes no dia a dia de quem ainda não vende lá fora. 

Mas, para quem já passou pelo processo de abertura de uma empresa e lida com assuntos burocráticos no dia a dia, é só mais um conhecimento para adquirir e tirar de letra.

Entre alguns temas  importantes para conhecer, estão:

Siscomex é o Sistema Integrado de Comércio Exterior do governo. Ele rastreia as operações comerciais de exportação e importação. 

E é pelo Portal Único Siscomex que você habilita sua empresa para exportar. Pode ser feito pelo próprio exportador ou por um representante legal. E precisa de certificado digital.

Para as operações de exportação, você vai precisar emitir alguns documentos, como notas fiscais e faturas específicas desse tipo de operação comercial e que possibilitam a negociação com compradores no exterior, a circulação de mercadorias e o embarque/transporte para outros países.

Para conhecimento, existe também um documento internacional com regras que padronizam a nomenclatura do comércio exterior globalmente e serve para facilitar a comunicação: o Incoterms (International Commercial Terms ou Termos Internacionais de Comércio, em português).

Como saber se posso exportar meu produto?

Na verdade, é preciso encontrar mercados que podem ter aceitação para o seu produto. Essa é uma pesquisa essencial antes de fazer o investimento e preparar sua empresa para exportar. Saiba mais sobre quando ir para o mercado internacional

O Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras da Apex-Brasil pode ajudar nessa pesquisa. Na ferramenta é possível encontrar os melhores mercados para exportar seus produtos. 

Quais são os incentivos para exportar?

No Brasil, existe a isenção de alguns impostos para exportação. Esse é um custo que pode ser abatido, por exemplo, do preço de venda do produto no exterior e ajuda empreendedores a ganharem competitividade no mercado internacional. 

Além disso, existe a possibilidade de financiamento para exportação, como antecipação de recursos, linha de financiamento para produção destinada à exportação, entre outros. 

Essas são algumas informações iniciais para quem quer explorar novos mercados e ampliar seu público. Uma oportunidade de crescimento que pode ser bem aproveitada com planejamento.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Para começar a crescer através de novos clientes e mercados internacionais, você precisa ficar por dentro de como funcionam os processos de exportação.
FAÇA
Busque conhecimento e também parceiros estratégicos que tenham experiência no assunto para te ajudar a começar com o pé direito.
SOLUÇÃO

Conta PJ Digital

Comece agora a separar suas finanças pessoais e do seu negócio! Abra a conta PJ BB de forma 100% digital, rápida e completa. Você tem acesso à diversas soluções para ajudar sua empresa crescer. Acesse aqui e conheça a conta PJ BB!
Saiba mais