O que é Economia Circular?
Pense em modelos de negócios que priorizam a longa duração da vida de um produto. Em outras palavras, que visam a reutilização dos materiais de forma que haja um ciclo de renovação e não o lixo como destino final.
Na economia tradicional, linear, a cadeia não é pensada para o aproveitamento de recursos, ela acaba por incentivar uma produção em larga escala e um consumo curto, com produtos de baixa durabilidade.
A ideia de economia circular busca repensar toda a cadeia produtiva e o consumo, desde a utilização dos recursos naturais, passando pelos processos de produção até o uso e reaproveitamento dos produtos pelo consumidor final e pela indústria.
Trazendo o assunto de uma forma mais concreta, esse modelo privilegia a prática da reciclagem, da remanufatura ou do reuso, entre outras possibilidades de reaproveitamento de produtos.
Temos o exemplo do reuso da água utilizada na agricultura, no comércio, na indústria ou nas residências para outras finalidades, como em sistemas de refrigeração, lavagem de veículos, na construção civil e até mesmo para a geração de energia.
Na remanufatura a indústria aproveita a estrutura e substitui apenas o que não pode ser aproveitado e assim um produto volta para o mercado. Pode ser feita com peças automotivas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo.
A reciclagem aproveita os materiais que seriam descartados no meio ambiente para produzir algo diferente.
Essas são algumas das possibilidades que a economia circular traz para combinar crescimento econômico com uma forma mais sustentável de produzir e consumir.
Além dos inúmeros benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, os modelos circulares estimulam a criatividade e incentivam a inovação na indústria, podem gerar mais economia com o reaproveitamento de materiais e mais empregos em diversos setores.
Economia circular em pequenos negócios
A sustentabilidade é uma demanda dos consumidores, a economia precisou se adaptar a ela e criar formas de atender às expectativas da sociedade. Empreendedores têm aí uma excelente oportunidade para chegar até essas pessoas enquanto constroem negócios que realmente fazem a diferença.
Ideias inovadoras com o reaproveitamento de materiais são muito bem-vindas no mercado. Você pode encontrar sapatos produzidos inteiramente a partir de materiais reciclados, roupas, joias, embalagens e uma infinidade de produtos.
A criatividade é a grande aliada do empreendedor na economia circular. Não é apenas com a criação e comercialização de produtos sustentáveis que empresas pequenas e médias podem investir em modelos circulares. Já falamos, por exemplo, do reuso da água e da reciclagem de materiais. Oferecer formas de conscientizar e ajudar o consumidor a reciclar e reaproveitar seus produtos e fazer escolhas melhores também é uma maneira de fazer a sua parte no ciclo.
Avalie este conteúdo
unico