O valor do empreendedorismo feminino
Boa parte das mulheres buscam uma saída no empreendedorismo. Uma forma de sustentar a família, de conseguir estabilidade financeira e flexibilidade de horário.
Isso fica bem mais evidente quando vemos os dados do empreendedorismo no Brasil. De acordo com um estudo do Sebrae, 49% das mulheres donas do próprio negócio em 2021, eram também chefes de domicílio, ou seja, as principais responsáveis pela renda familiar.
Como podemos ver, empreender tem um significado diferente para as mulheres.
Estar no mercado de trabalho e no meio empresarial é uma conquista recente e que ainda tem muito o que melhorar. Veja a questão da diferença salarial entre homens e mulheres, da ocupação de cargos de liderança ou mesmo de cargos públicos.
Ocupar um espaço em que ainda se vê uma grande projeção masculina e ser bem sucedida não é uma tarefa fácil.
Mesmo assim, muitas mulheres estão empreendendo e tendo sucesso nos negócios. A motivação para elas é a chave. São coisas como:
Cuidados com a família
Muitas mulheres criam e sustentam seus filhos sem ajuda. Por isso, elas precisam correr atrás não só de dinheiro, mas de horários mais flexíveis de trabalho, o que ainda é difícil conseguir no mercado.
Essa é uma motivação que vem de uma situação forçada para elas. Ter o próprio negócio pode ser uma saída.
Liberdade financeira
Para as mulheres, a independência financeira muitas vezes é também uma libertação na vida. Muitas vezes elas dependem dos maridos por uma questão social, pela dificuldade de se manterem com salários mais baixos.
O empreendedorismo vem assim trazer a oportunidade de se sustentar sem qualquer ajuda. Sem depender de ninguém. O que é ótimo para a autoestima.
Valorização profissional
Mais uma vez. Os salários mais baixos, a falta de oportunidade de ocupar cargos melhores, isso tudo faz com que muitas mulheres busquem a valorização profissional por conta própria. Pois não encontram no mercado de trabalho.
O empreendedorismo é uma forma das mulheres conseguirem mostrar seu valor sem dependerem de uma estrutura social que muitas vezes as coloca para baixo, desestimula e oprime.
Por isso, quando o negócio de uma empreendedora dá certo, é como se o sucesso pudesse ser compartilhado com todas as outras mulheres.
Avalie este conteúdo

Parceiro Magalu