Montar um negócio do zero ou abrir uma franquia: qual é a melhor opção?

Artigo
5 min de leitura

Depende do que você busca como rotina de trabalho, investimento, retorno financeiro e, principalmente, do seu perfil profissional. Você precisa considerar que o empreendedorismo é uma opção de carreira, como tantas outras. 

Você deve descobrir em qual das opções a sua personalidade se encaixa melhor para ter sucesso e satisfação pessoal, assim como faria uma consultoria de recursos humanos para contratar você para uma vaga. 

Vamos comparar as diferenças entre negócio próprio e franquia de acordo com essas quatro frentes: rotina de trabalho, investimento, retorno financeiro e perfil profissional.

Rotina de trabalho

Rotinas padronizadas ou criação dos seus próprios processos? Na franquia, é mais comum que os processos sejam mais otimizados, com o uso de ferramentas de gestão modernas, já implantadas pelo franqueador que tem muitos recursos nas mãos. Além disso, o modelo de negócio está pronto e já foi testado.

No negócio próprio, você precisará fazer tudo, entender o segmento, testar, pesquisar e criar a sua própria rotina. As coisas não virão prontas para você, como na franquia. Por outro lado, você pode fazer dar certo do seu jeito e terá sempre liberdade para fazer mudanças e testar coisas novas, como um produto ou uma comunicação.  

Investimento 

No caso das franquias, já está quase tudo definido, você já tem até a soma do valor que precisa levantar para começar. Já para criar um negócio seu, você vai precisar de um modelo de negócio do zero e fazer o levantamento do capital necessário para tirar a ideia do papel.

Em uma franquia, os investimentos são compartilhados com os outros franqueados. O que, no caso de Marketing, por exemplo, permite um alcance muito maior e reduz o investimento necessário, que costuma ser alto, para a criação e lançamento de uma marca nova no mercado. 

Existem franquias de todos os tamanhos, com investimentos iniciais que variam muito dependendo do negócio. Assim você pode escolher aquela que melhor se encaixa no seu bolso.

Retorno Financeiro

Assim como o investimento é conhecido na franquia, o retorno também é. Isso pode ser um pouco limitador se você busca crescer mais. Um negócio próprio não fica limitado e pode chegar mais longe se tiver sucesso.

Também é preciso considerar que apesar do retorno conhecido, a franquia traz um compromisso financeiro com o franqueador, como os royalties e o investimento de marketing que são pagos regularmente. 

Perfil profissional

Você gosta de correr riscos ou prefere ter mais segurança? Você prefere ter mais liberdade criativa com seus produtos e serviços ou tudo bem seguir as regras de padronização das franquias? 

Para ter uma franquia você vai precisar ter boas noções de administração do seu negócio, mas vai ter um maior suporte do franqueador. Na outra ponta, empreender do zero pode ser uma atividade mais solitária, mas proporciona mais flexibilidade e autonomia para comandar o seu negócio como quiser. 

Faça uma autoanálise, você se encaixaria melhor em qual modelo de negócio?

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Você tem um perfil empreendedor mais inovador ou mais conservador?
FAÇA
Antes de decidir entre um negócio próprio ou uma franquia, tente entender qual modelo combina mais com o seu perfil empreendedor.
SOLUÇÃO

Capacita MPE

No Liga PJ você acessa todas as aulas gratuitamente. Para ter sucesso, donos de negócios precisam saber sobre empreendedorismo, gestão, Marketing, vendas e controles financeiros. A plataforma Capacita MPE traz mais de 200 aulas avulsas, traduzidas em Libras, para capacitar empreendedores.
Saiba mais