Marketing boca a boca na divulgação do negócio

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A indicação de uma pessoa para outra ainda é uma das melhores formas de alavancar negócios e construir uma base sólida de clientes. Mas você sabe porque ela é tão eficiente e como estimular esse comportamento entre os seus consumidores?

Confiança

No marketing boca a boca, existe um componente que faz dele uma forma única de divulgação: a confiança. Isso porque, ele costuma acontecer no compartilhamento espontâneo entre amigos ou familiares durante uma conversa casual ou no pedido de indicação de um serviço para alguém conhecido. Quem nunca viveu uma situação assim?

E não tem nada comparado a ouvir uma informação de alguém de confiança do seu círculo social. Imagine quantas barreiras uma marca pode transpor ou quantas etapas de comunicação e convencimento um negócio pula quando ele é indicado de um cliente para o outro. 

Influência

O marketing boca a boca é um dos princípios do chamado marketing de influência, que hoje é uma forma conhecida de divulgação na internet, em que influenciadores digitais, com certo número de seguidores, usam seu capital social para indicar marcas, produtos e serviços para outras pessoas, mas este espaço é cobrado como uma mídia. 

Este é um exemplo de influência mais amplo e que virou, por si só, um tipo de negócio, mas o marketing boca a boca “raiz” também pode acontecer online e gratuitamente entre pessoas que usam suas redes sociais para compartilhar uma experiência positiva que tiveram com seus amigos. 

Essa influência entre membros de um círculo social é especialmente importante para a divulgação de serviços em que a experiência é menos visual e tangível, e a indicação se torna uma moeda poderosa.  

Como estimular o marketing boca a boca?

A indicação entre conhecidos pode ser, inclusive, uma forma de construir uma base de clientes para negócios que estão começando e ainda estão buscando se firmar no mercado. 

Mas se este é um canal espontâneo e com pouca oportunidade de interferência das marcas, como é possível fazer parte da conversa dos seus clientes e estimular a comunicação boca a boca?

Nada substitui uma boa experiência

A melhor forma de estimular o marketing boca a boca é impressionando seus clientes com uma experiência verdadeiramente gratificante, que o faça querer não apenas voltar, mas compartilhar com pessoas queridas para que elas possam viver a mesma coisa. 

Para isso, além, claro, de oferecer um bom produto ou serviço, é preciso conhecer o perfil de pessoas que você vai atender, saber do que elas gostam, seus valores e até os sentimentos que as movem. É essa atenção aos detalhes que vai criar uma experiência diferenciada

Também é possível criar mecanismos

Quando vamos a um restaurante com um ambiente acolhedor, com uma bela apresentação dos pratos, uma decoração impecável ou um espaço propício para passar bons momentos com pessoas queridas, é comum termos o impulso de tirar uma foto com o celular para compartilhar nas redes sociais

Você já deve ter ouvido o termo “instagramável”, ele significa exatamente isso, uma situação, uma experiência, um ambiente ou qualquer coisa que seja propícia a ser publicada na rede social. 

Hoje existem lojas que reservam um espaço com um fundo para fotos, lugares que apostam em uma decoração inusitada ou sofisticada e que praticamente convidam para uma foto. Empresas que vendem produtos online usam a embalagem para causar esse efeito, por exemplo. 

E, claro, hoje o @ do perfil nas redes sociais funciona como o endereço de e-mail, o site ou o telefone, e ele deve ficar visível para que o cliente tenha a chance de compartilhar com facilidade. 

Fale bem da sua marca

Existe uma pessoa tão importante para o marketing boca a boca quanto seu cliente e é você. É preciso saber falar bem do seu negócio, ter uma explicação clara e convincente, para que seja fácil compartilhar a informação do que está sendo oferecido para o público.

Quando as pessoas têm o entendimento e conseguem reproduzir o discurso da sua marca com facilidade, fica mais atraente para elas o compartilhamento e a indicação. Por isso, tente passar uma mensagem clara sobre sua proposta de valor para elas. 

Aproveite para fortalecer seu networking participando de eventos para ser você também um veículo de divulgação do seu negócio para outras pessoas, lembre-se que a sua fala também pode ser influente.

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