LGPD e a sua empresa

Artigo
6 min de leitura

É muito importante que as empresas, independente de atuarem online ou fisicamente, fiquem por dentro do assunto. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais veio para tratar de um tema urgente para a sociedade.

A Lei regula o tratamento dos dados pessoais, dentro e fora da Internet, por pessoas, empresas ou órgãos públicos, para proteger a privacidade, a intimidade, a liberdade de expressão e outros direitos dos cidadãos e consumidores.

O que empresas precisam observar?

Como elas vão tratar a base de dados dos seus clientes do início ao fim. 

A forma como empresas coletam dados para fazer prospecção de clientes, por exemplo. Quando a informação de contato não foi concedida pela própria pessoa, e sim compartilhada de outras formas, o consumidor tem o direito de questionar como o seu negócio teve acesso aos seus dados pessoais. 

Trabalhar nesse formato, além de ser uma violação da LGPD, pode abalar a imagem da empresa. Pense, como o seu cliente percebe um primeiro contato que partiu do uso de uma informação que ele não compartilhou? 

A palavra de ordem é consentimento. O tratamento de dados deve ter uma finalidade e o seu cliente deve ser informado sobre isso. Por exemplo, se um e-mail é coletado para receber promoções, essa informação deve estar clara e o cliente deve autorizar. 

Informações pessoais só poderão ser tratadas por empresas privadas com a autorização do cliente. O texto da Lei também estabelece quais são todos esses dados. Fique de olho.

Outra coisa importante, se o cliente solicitar que os seus dados não sejam mais utilizados, mesmo que ele tenha dado o consentimento anteriormente, a empresa precisa respeitar esse pedido e fazer o tratamento de acordo com a Lei.   

A LGPD prevê multas pesadas para falhas de segurança. Uma base de dados com informações pessoais de seus clientes deve ser armazenada com cuidado e responsabilidade. Qualquer problema, como um vazamento, deve ser comunicado a todos, pois também é exigido transparência. 

Você também já deve ter reparado que muitas lojas virtuais trazem a sua política de privacidade no rodapé. Ela serve para informar como a empresa está comprometida com a segurança das informações pessoais do seu cliente. Nela é descrito como é a utilização e o cuidado com esses dados e porque eles são necessários. 

Conheça a LGPD

Empresas que trabalham com um volume alto de dados costumam ter uma área específica para cuidar dessa gestão. Já aquelas que trabalham com uma base menor, mesmo que não tenham profissionais voltados para isso, devem conhecer a Lei e estar sempre atentas ao seu cumprimento. 

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Que tipo de informação do seu cliente a sua empresa precisa para operar e como você tem cuidado desses dados?
FAÇA
Conheça a LGPD e faça com que todos os colaboradores envolvidos tenham conhecimento também. Fique atento à coleta, ao armazenamento e todo ao tratamento que a sua empresa faz dos dados pessoais do seu cliente do início ao fim.
SOLUÇÃO

BIUD Marketing

A BIUD é uma ferramenta para o comércio que usa inteligência artificial para aumentar as suas vendas e os seus clientes. Ela pode recuperar o seu histórico de transações a partir de notas fiscais emitidas para ajudar a entender o comportamento e o perfil do seu consumidor e assim ajudar a traçar a melhor estratégia de marketing.
Saiba mais