LGPD e a sua empresa
É muito importante que as empresas, independente de atuarem online ou fisicamente, fiquem por dentro do assunto. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais veio para tratar de um tema urgente para a sociedade.
A Lei regula o tratamento dos dados pessoais, dentro e fora da Internet, por pessoas, empresas ou órgãos públicos, para proteger a privacidade, a intimidade, a liberdade de expressão e outros direitos dos cidadãos e consumidores.
O que empresas precisam observar?
Como elas vão tratar a base de dados dos seus clientes do início ao fim.
A forma como empresas coletam dados para fazer prospecção de clientes, por exemplo. Quando a informação de contato não foi concedida pela própria pessoa, e sim compartilhada de outras formas, o consumidor tem o direito de questionar como o seu negócio teve acesso aos seus dados pessoais.
Trabalhar nesse formato, além de ser uma violação da LGPD, pode abalar a imagem da empresa. Pense, como o seu cliente percebe um primeiro contato que partiu do uso de uma informação que ele não compartilhou?
A palavra de ordem é consentimento. O tratamento de dados deve ter uma finalidade e o seu cliente deve ser informado sobre isso. Por exemplo, se um e-mail é coletado para receber promoções, essa informação deve estar clara e o cliente deve autorizar.
Informações pessoais só poderão ser tratadas por empresas privadas com a autorização do cliente. O texto da Lei também estabelece quais são todos esses dados. Fique de olho.
Outra coisa importante, se o cliente solicitar que os seus dados não sejam mais utilizados, mesmo que ele tenha dado o consentimento anteriormente, a empresa precisa respeitar esse pedido e fazer o tratamento de acordo com a Lei.
A LGPD prevê multas pesadas para falhas de segurança. Uma base de dados com informações pessoais de seus clientes deve ser armazenada com cuidado e responsabilidade. Qualquer problema, como um vazamento, deve ser comunicado a todos, pois também é exigido transparência.
Você também já deve ter reparado que muitas lojas virtuais trazem a sua política de privacidade no rodapé. Ela serve para informar como a empresa está comprometida com a segurança das informações pessoais do seu cliente. Nela é descrito como é a utilização e o cuidado com esses dados e porque eles são necessários.
Conheça a LGPD
Empresas que trabalham com um volume alto de dados costumam ter uma área específica para cuidar dessa gestão. Já aquelas que trabalham com uma base menor, mesmo que não tenham profissionais voltados para isso, devem conhecer a Lei e estar sempre atentas ao seu cumprimento.
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