Inovação na prática
Resolver um problema do mercado ou de alguma área interna da empresa. É assim que surge a inovação.
A inovação pode surgir de uma pergunta: que problema a minha empresa pode resolver?
Observe o mercado: quais dificuldades as pessoas enfrentam no seu setor? As empresas que inovam geralmente veem o problema como uma oportunidade.
Exemplo prático de inovação no mercado:
- Uma startup uniu tecnologia e economia compartilhada para que as pessoas tivessem como se locomover pela cidade;
- No mesmo caminho, outra startup conseguiu que pessoas ganhem uma renda extra abrindo suas casas para viajantes se hospedarem;
- Uma empresa do setor financeiro fez com que as pessoas parassem de perder tempo indo ao banco e começassem a controlar todo o seu dinheiro pelo celular.
Você provavelmente já associou cada caso à sua respectiva marca. Reflita sobre qual foi a ideia por trás de empresas que dão o próprio nome para novos mercados.
A inovação também pode resolver um problema interno
Algumas empresas encontraram um caminho sem volta para a inovação. Elas adquiriram ou nasceram com uma mentalidade disruptiva.
Assim, quando se deparam com um problema em alguma de suas áreas, elas já começam a buscar a solução com o uso de novas tecnologias.
Por isso, empresas inovadoras estão sempre abertas a passar por uma reformulação de seus processos. São mais ativas do que passivas nas mudanças de cenário.
Exemplos de inovações internas:
- Quando uma empresa implementa um sistema para realizar as contratações de pessoal de forma totalmente digital e transforma os processos do RH, ela está implementando uma inovação;
- Quando uma empresa de logística cria um sistema próprio para o rastreio de pacotes;
- Quando o financeiro implementa um novo sistema que ajuda a desburocratizar os processos da empresa.
São ações como essas que vão moldando uma mentalidade disruptiva na empresa e impactando diretamente outras áreas.
Avalie este conteúdo
unico