Iniciativas que fortalecem o empreendedorismo negro
Fortalecer e apoiar negócios liderados por pessoas negras significa abrir portas para oportunidades, cooperação para a economia e maior igualdade no mercado.
É ainda mais relevante quando consideramos os desafios históricos e as conquistas que muitos empreendedores negros tiveram que vivenciar para crescer e prosperar.
Existem iniciativas que se dedicam a oferecer capacitação de alto nível e conectar esses empreendedores com o mercado, para viverem suas histórias de sucesso.
Vamos conhecer algumas delas que estão colaborando para essa rede de apoio:
Inovahack
O evento lançado pela plataforma Black Money é uma imersão no mundo da inovação e da Economia Criativa, para quem busca fazer a diferença no setor cultural e tecnológico.
A edição de 2024 vai acontecer em Salvador, entre 15 e 17 de novembro, para desenvolvedores, designers, creators, produtores culturais e empreendedores trabalharem juntos.
O espírito hackathon entrará em ação, significa uma maratona de colaboração entre equipes formadas no evento para transformar ideias em um projeto inovador.
Serão mais de R$ 20 mil em prêmios, mentorias especializadas em IA e Economia Criativa, além de bolsas em inglês e inovação.
Plataforma Afreektech
Outra realização no Movimento Black Money, já conseguiu capacitar mais de 20 mil jovens, oferecendo cursos de Marketing Digital, IA, Vendas B2B, Ciência de Dados e outros.
Na plataforma, você encontra cursos completos que oferecem certificados e oportunidades, para estudar no seu tempo e no seu ritmo, com acesso a um banco de vagas exclusivo e um assistente virtual 24h por dia.
Além das capacitações, na Afreektech também tem momentos hackathons exclusivos, que incentivam o uso dos conhecimentos em projetos reais, e um curso completo de inglês para quem deseja ir mais longe.
REAFRO
Outra rede dedicada a apoiar, empoderar e valorizar afroempreendedores no Brasil, conectando uma diversidade de mulheres, homens e jovens.
Entre os objetivos da Reafro está o desenvolvimento social e econômico de afroempreendedores, oferecendo capacitação e a articulação de parcerias para apoio financeiro.
A Reafro também oferece programas de mentoria para empreendedores e para empresas que querem implementar a diversidade.
Com o Projeto Obinrin, fortalece coletivos de mulheres negras e indígenas para qualificação profissional, mentorias e apoio psicoterapêutico.