Histórias de sucesso no empreendedorismo negro
Poderosos exemplos de como inovação e determinação podem transformar desafios em oportunidades estão ganhando destaque no mundo dos negócios.
Alguns empreendedores negros que estão fazendo a diferença, mostram que é possível alcançar o sucesso explorando públicos específicos.
São frutos de inclusão social e econômica que geram renda e expansão para toda sociedade, abrindo portas e trazendo esperança para quem ainda se pergunta: por que empreender?
Nzinga: intercâmbio afro-brasileiro
A moda criada em parceria pela brasileira Rosana Mendes e a angolana Luana Bartholomeu, é inspirada na rainha Nzinga Mbande, guerreira angolana que lutou contra a colonização.
Ela destaca a beleza plural das mulheres negras e valoriza a cultura afro-brasileira, utilizando capulanas africanas e produção artesanal brasileira.
Além de promover a representatividade, traz geração de renda para a cultura negra e mantém um intercâmbio cultural entre Brasil e Angola.
Negra Rosa: transformando a beleza negra
Pela falta de produtos adequados para diferentes tipos de cabelo e pele negra no mercado, a blogueira Rosângela Silva decidiu criar uma linha para essas necessidades específicas.
Ela oferece uma variedade de produtos que vão desde cuidados capilares até maquiagem, tudo para realçar essa beleza única.
Afro Hub: aceleração para empreendedores negros
A iniciativa de Adriana Barbosa ajuda empreendedores negros com o uso de tecnologia, incluindo ferramentas avançadas para redes sociais, anúncios e cursos.
Específico para negócios maduros que atuam em questão social negra, o programa estimula encontros, workshops e contatos.
Black Money: Inclusão econômica para a comunidade negra
Alan Soares e Nina Silva são os fundadores deste movimento de inclusão econômica da comunidade negra no Brasil.
É uma plataforma com serviços de educação financeira, mentoria e acesso a investimentos, um ecossistema de negócios.
A iniciativa nasceu da necessidade de proporcionar igualdade de oportunidades econômicas para a população negra.
Rede Mulher Empreendedora
É uma organização de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil, fundada pela publicitária Ana Fontes.
A Rede ensina técnicas diversas para expandir negócios e tem o programa Elas Prosperam, específico para mulheres negras.
Para adquirir conhecimento e habilidades empreendedoras é 100% online e vai além disso: as empreendedoras negras têm a chance de participar da seleção para receber recursos financeiros.
Se você se enquadra no perfil, sabe que apoio para captar investimentos, expandir seu negócio e muita gente por aí para trocar conhecimento rico.
Avalie este conteúdo
Capacita MPE