Habilidades que toda empreendedora deveria desenvolver
Ser uma empreendedora significa ocupar um espaço com predominância masculina. De acordo com dados de 2021 do Sebrae, entre os donos de negócios no Brasil, 34% são mulheres.
Imagine os estereótipos que as mulheres precisam quebrar no mundo empresarial. Mesmo no mercado de trabalho, apenas 37,4% dos cargos gerenciais eram ocupados por elas em 2020, de acordo com as Estatísticas de Gênero do IBGE.
Os números são reveladores, mas não causam espanto, não é? Fica claro também no dia a dia a posição que as mulheres ainda ocupam na vida familiar.
O mesmo estudo do IBGE mostra que as mulheres trabalham até dez horas a mais por semana que os homens nos afazeres domésticos e cuidados com outras pessoas. A famosa dupla jornada de trabalho feminina.
Esses dados mostram que precisamos mexer nos ponteiros das estatísticas para um cenário mais igualitário.
Mas como fazer isso pelas vias do empreendedorismo? Trazemos aqui as principais habilidades que podem ajudar as mulheres a terem sucesso nos negócios, inspirarem outras e ocuparem cada vez mais seu espaço no mundo empresarial.
Faça do seu jeito
O fato do cenário empresarial ter mais homens ocupando espaços de liderança, pode fazer com que uma atmosfera masculina prevaleça. Assim, mesmo quem tem outro estilo, acaba entrando na onda para tentar se encaixar.
Uma das formas de lutar contra essa dominância é justamente permanecer fiel a sua essência, sem medo de parecer um peixe fora d’água. Posicione-se, mas respeitando o seu jeito.
Ser você mesma pode não ser bem uma habilidade interpessoal fácil de treinar, mas encontrar a melhor versão de si mesma sim. Você pode trabalhar o autoconhecimento para saber seus pontos fracos e fortes e a partir daí desenvolver mais competências.
Ocupe formalmente os espaços
Formalize seu negócio. Ter um CNPJ é o primeiro passo para dizer: “tenho uma empresa''. Muitas mulheres acabam tocando seus empreendimentos sem ocupar esse espaço importante, que pode abrir portas para investimentos e novos clientes, além de evitar problemas com o fisco.
Invista na sua marca profissional e pessoal. Posicione-se como empreendedora. Marque sua presença nos eventos da sua área. Entre nas discussões.
Suas habilidades de comunicação, de se relacionar, além da autoconfiança podem ser aprimoradas para conquistar esse espaço.
Confie no próprio talento
Já ouviu falar da síndrome do impostor? Você pode não acreditar no seu potencial ou não se achar boa o suficiente para tocar um negócio.
Isso pode acontecer, principalmente, se você começa a achar que empreender e ter um papel de liderança é uma competência masculina.
Mais uma vez o autoconhecimento é uma ferramenta poderosa. Perceber fortalezas e fraquezas pode te dar a confiança para seguir em frente e não desistir.
Esteja sempre preparada
As cobranças, a necessidade de provar seu valor, tudo isso é sempre maior quando já tem alguém dominando o pedaço.
Por isso a necessidade de ser forte, resiliente e autoconfiante, mas também, de se preparar para enfrentar os desafios.
Aqui entram também as competências técnicas, o foco nos estudos e também nas análises do ambiente, para saber sempre onde está pisando.
Aprenda a delegar
Nada de ser Mulher Maravilha. Isso nem existe. Só no imaginário que faz com que fiquemos sobrecarregadas. Hora de acabar com isso.
Em casa, se você tem para quem pedir ajuda, peça. No trabalho, não leve a sina de ser multitarefas. Você não precisa fazer tudo sozinha e nem deve. E é bom ter em mente que cada um tem seu jeito de fazer as coisas.
Quando você delega funções, até para ferramentas tecnológicas, sobra mais tempo para focar no seu crescimento pessoal e profissional. Uma vantagem que as mulheres precisam começar a ter.
Avalie este conteúdo
Portal do Empreendedor