Gestão de crise no atendimento
Uma má experiência com o atendimento é o que faz a maior parte dos clientes desistirem de fazer negócios com uma marca. E o pior é que são poucos os que reclamam. Quer dizer, boa parte da clientela que abandona uma empresa, o faz em silêncio.
Você provavelmente vai lidar com a crise quando alguém resolver expor seu descontentamento com alguma ação da sua empresa. E quer saber? Isso é ótimo. O cliente que está disposto a conversar ainda pode ser recuperado.
Não subestime uma reclamação
Um erro comum no atendimento é fazer pouco caso da insatisfação de um cliente por considerar que é uma situação isolada ou algo sem muito fundamento. Toda reclamação deve ser valorizada e tratada de acordo com um plano de ação que você e a sua equipe devem criar.
Liderança no controle
Na crise muitas vezes as pessoas podem ficar um pouco perdidas, daí surge a necessidade de que o líder apareça com uma postura confiante para guiar a solução do problema. O guia será aquele com a lanterna apontando a direção.
Reunir o time para avaliar o tamanho do problema
Uma das primeiras ações da liderança deve ser reunir todos os envolvidos na empresa para tentar entender como o problema surgiu. Às vezes pode ser algo que tenha vindo se arrastando até culminar na crise com o cliente. É basicamente uma tentativa de descobrir onde está o foco do incêndio.
Fazer isso em equipe é como montar um comitê especial para tratar o problema. É interessante porque, além de deixar os envolvidos participarem da resolução, pode reunir pessoas com experiência em outras situações parecidas.
Montar a estratégia de comunicação
Depois de estudar o problema é preciso pensar na resposta. É fundamental que a empresa seja transparente com o cliente. Se foi um erro interno, nada mais justo do que pedir desculpas e ver o que pode ser feito para reparar não apenas desta vez, mas na operação. Assim a sua empresa pode se comprometer de fato a não deixar o problema se repetir.
Caso seja algo do lado do cliente, o ideal é explicar a situação de forma amigável e tentar ajudá-lo a entender o que precisa ser feito até que ele consiga. Ter empatia é a chave para não parecer indiferente ou até arrogante.
Restaurar a confiança do cliente
Em que pé ficou o relacionamento com o cliente depois da crise? É comum que fique um pouco abalado no começo. Você pode acompanhar a evolução desse consumidor entrando em contato para saber se ficou tudo bem ou se ele ainda precisa de ajuda, por exemplo.
As ferramentas de CRM ajudam a manter o histórico desse cliente no radar. Será que ele comprou de novo ou precisa de um incentivo? Será que está na hora de enviar uma pesquisa?
Talvez você também possa recompensar o seu cliente por responder suas pesquisas ou pelo relacionamento com a sua empresa.
Fazer pesquisa de satisfação ajuda a fazer mais clientes se manifestarem
Perceber a insatisfação a tempo é uma maneira de prevenir uma crise, de perceber falhas no atendimento e evitar perder aqueles clientes que não se manifestam espontaneamente.
A pesquisa de satisfação em que o cliente avalia rapidamente o relacionamento com a empresa é uma forma simples, com custo baixo e eficiente de entender como anda o seu atendimento.
Corrigir falhas sistêmicas
Onde está o problema? Talvez você descubra que o time precisa de um treinamento para melhorar o atendimento ou resolver alguma questão operacional que esteja gerando muito impacto para o cliente e refletindo no relacionamento.