Ferramentas de inovação para ter ideias
Como tirar uma ideia do papel? Ou um pouco antes: como ter ideias inovadoras?
O processo de inovação começa com a oportunidade de pensar fora da caixa. E isso só é possível aplicando ferramentas que ajudam a ter ideias inovadoras. Que criam o ambiente propício para desenvolver essa nova habilidade.
Na disciplina de gestão da inovação o processo de ideação é o primeiro passo. Seguido pela seleção das ideias que realmente valem o esforço de implementação.
Mas como ter boas ideias? Que ferramentas podem ajudar a soltar a criatividade?
Podemos separar em dois tipos de pensamento: o divergente e o convergente.
Divergente: o caminho criativo
Nesse processo as ideias devem ser estimuladas. Deixe que o pensamento venha. Que as pessoas falem. Não é o momento de se fazer julgamentos que podem interromper a criatividade.
Ao invés de pensar em uma solução possível, o pensamento divergente explora as possibilidades com a geração de ideias.
Brainstorming: a tempestade de ideias
Uma das ferramentas mais usadas no processo de ideação é o brainstorming. É uma técnica simples. Basta juntar a equipe, expor um problema ou uma necessidade, e deixar que as ideias surjam livremente.
Você também pode fazer isso através da escrita. Vá anotando as ideias que vão surgindo na sua cabeça sem filtrar nada.
Convergente: o caminho lógico
No processo convergente as ideias se afunilam para chegar na resposta. É o momento de colocar tudo o que surgiu na mesa e analisar até chegar em uma solução.
Existem ferramentas que facilitam esse processo também. Na verdade elas organizam o pensamento. Facilitam a visualização das ideias e ajudam a fazer relações.
Faça uma votação
Espalhe as ideias e peça para que as pessoas coloquem uma marcação naquelas que consideram mais interessantes. As mais votadas ficam.
Agrupe as ideias
Pegue as ideias e coloque-as em grupos. Quais são semelhantes e podem ser associadas. Assim, ideias duplicadas podem ser removidas e as opções vão afunilando.
Construa uma matriz para avaliar
Construa uma matriz que coloque um valor nas ideias. Quais são as mais promissoras, as mais complexas, as mais valiosas. Enfim, defina os critérios de avaliação mais pertinentes.
Esses são alguns exemplos simples de como trazer a inovação para a sua empresa, começando por estimular a criatividade nas pessoas para resolver problemas ou mesmo para gerar novas ideias.
Avalie este conteúdo

SEBRAE