Faça a gestão do relacionamento com o cliente
O CRM (Customer Relationship Management) trata basicamente de ter processos para cuidar do relacionamento com o cliente desde o primeiro contato. Uma venda pode seguir um caminho até se concretizar, e a forma como este consumidor é conduzido é determinante para o sucesso do negócio.
Ao longo do relacionamento, são vários pontos de comunicação com o cliente, seja do time de marketing ou de vendas. A ideia não é encerrar esse contato na finalização da venda, mas causar um impacto positivo para conquistar fãs para a marca. São eles que vão falar bem da sua empresa e provavelmente voltar a fazer negócios com você.
Um software de CRM pode cuidar de todos esses pontos de contato com o cliente. Ele vai ajudar a manter e a nutrir a base e garantir que a empresa tenha consumidores, que é a razão de ser de cada negócio.
Uma grande vantagem do CRM é ajudar na retenção do cliente. De acordo Philip Kotler, o maior nome do marketing na atualidade, o custo para conquistar um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que o custo para manter um que já esteja na base.
Na prática, os softwares de CRM podem ser customizados de acordo com as necessidades de cada empresa. É possível ver quais clientes estão mais propensos a fechar negócio, enviar propostas por e-mail automatizadas, descobrir quem precisa receber mais comunicação e acompanhar relatórios com os resultados.
Na maior parte das empresas, as ferramentas de gestão de relacionamento ficam sob os cuidados de quem lida diretamente com o cliente, como vendas e atendimento, mas os dados gerados são de extrema importância para o marketing, que vai saber quais comunicações enviar no momento certo.
Quando as ferramentas são aplicadas desde o começo do negócio, fica mais fácil integrar processos de vendas e visualizar todo o ciclo de vida do cliente para tomar melhores decisões no futuro.
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