Existe um perfil certo de empreendedor?
Por que alguns empreendedores se dão bem e outros não? Lá vamos nós revirar a mente de pessoas bem sucedidas para encontrar um padrão que nos leve diretamente ao sucesso. Certo?
Hoje não.
Até podemos listar algumas características que ajudam na hora de empreender, mas isso não quer dizer que você precise ter nascido com elas ou que são regras a serem seguidas rigorosamente.
Então resolvemos seguir por outro caminho. Vamos colocar aqui algumas situações comuns que os empreendedores precisam enfrentar no dia a dia e que tipo de habilidade é legal desenvolver para lidar bem com elas.
Tomar decisões difíceis
Às vezes até as decisões simples são complicadas. Agora imagine ter que definir o futuro profissional de alguém ou fazer uma escolha que pode mudar o rumo do negócio, como lançar ou não um novo produto ou serviço, abrir ou não mais uma loja, ir da venda física para a digital, eis muitas questões.
Algumas habilidades, ao invés de uma específica, podem ajudar nessa hora. Por exemplo: controlar a ansiedade e tomar um tempo para considerar as opções, saber a hora de pedir ajuda para outras pessoas, confiar no próprio julgamento, não ter medo de assumir a responsabilidade da decisão, entre outras.
Assumir a responsabilidade em nome da empresa
Empreender é ser o principal responsável por um negócio, para todos os efeitos e consequências. Mesmo que você tenha uma equipe para dividir as tarefas, assumir a responsabilidade pelos problemas é tão necessário quanto colher os frutos do sucesso.
Aqui pede um grau de maturidade alto e uma boa habilidade de liderança.
Correr riscos
Lembra das decisões difíceis? Saber correr riscos também é uma habilidade. Muitas vezes você vai precisar de coragem, deixar de lado inseguranças e se sentir confortável com a vulnerabilidade da situação.
Para isso, você pode aprender a não ter medo de errar e a ver as falhas e suas consequências como um ato humano. Se for preciso, desenvolver mais a sua autoestima e a sua autoconfiança.
Perseguir um objetivo sem perder o foco
A persistência é uma grande aliada do empreendedor. Mas manter o foco pode ser difícil. Às vezes os problemas dão aquele desânimo. Muitas vezes uma oportunidade atraente pode ser incompreendida. Outras pessoas podem dar conselhos ruins. Esses são alguns obstáculos que você pode enfrentar.
Mas você vai precisar manter o foco no propósito que te levou a empreender e ser resiliente. Isso não quer dizer que você precise ignorar o mundo a sua volta, mas é importante saber avaliar cada situação e valorizar as suas decisões, mais uma vez com autoconfiança e uma boa dose de autoestima.
Para entender um pouco melhor sobre algumas características importantes para empreender, assista a aula disponível aqui.
Avalie este conteúdo

Portal do Empreendedor