Estratégias de lojas virtuais para vender mais

Artigo
6 min e 30 seg

O comércio eletrônico tem muitas vantagens, mas ele não pode contar com um ponto de venda movimentado onde as pessoas vão até a loja para comprar ou simplesmente estão passando e se interessam pelos produtos na vitrine.

Para atrair compradores e fazê-los passar mais tempo nas lojas, os estabelecimentos conseguem apostar em uma iluminação agradável, som ambiente, aromas e outras experiências sensoriais. 

No caso das lojas virtuais, as estratégias precisam ser um pouco diferentes, pois toda a experiência é online até que o consumidor receba seus produtos em casa.


O que fazer para melhorar as vendas online?

Nesse caso precisamos considerar que o cliente é um usuário da Internet e a sua experiência como tal precisa ser a melhor possível. Portanto, site e outros pontos de contato com a sua marca online devem ser pensados para facilitar a vida dele.  

Quando o comprador recebe o produto em casa, ele passa para um outro nível de experiência, o físico, que vai completar, mas não finalizar a interação do consumidor com a loja. Pense que ainda existe o pós-venda.

Então vamos considerar as principais estratégias que ajudam nas vendas online:

Atendimento multicanal

É preciso oferecer mais de um canal de comunicação, como e-mail, WhatsApp, Redes Sociais e telefone para que o cliente não apenas se sinta seguro, como também possa ter suas dúvidas respondidas para realizar uma compra.

Vitrines virtuais

A sua vitrine pode ser o seu site e as suas redes sociais, como o Instagram que é muito usado dessa forma, com imagens em grade. É preciso cuidar para que as fotos sejam realistas e ao mesmo tempo bem produzidas. Uma boa estratégia é usar pessoas sempre que possível, no lugar de mostrar apenas os produtos. 

Fácil navegação

Uma loja virtual deve considerar a experiência do usuário. Com quantos cliques ele consegue achar o que procura e finalizar uma compra? As cores dos botões de finalização de uma ação devem ser escolhidas para melhorar a performance. Podem ser usadas frases imperativas que chamem para a ação, como: compre agora. Além disso, todas informações devem ser encontradas com facilidade.

Entrega

A entrega do produto tem duas vertentes: uma delas é a embalagem e a outra tem a ver com as opções de frete disponíveis. 

As pessoas gostam de receber seus produtos com uma boa aparência, sem amassados ou rasgos que indiquem falta de cuidado no manuseio. Tudo isso tem a ver com a escolha da empresa que vai cuidar da logística, mas também em como o produto vai sair da loja. 

Por outro lado, muitos carrinhos são abandonados por um custo alto de entrega ou um tempo de espera muito longo. O ideal é oferecer mais de uma opção de frete, considerando as diferentes regiões do país e o alcance das empresas de transporte. 

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Quais são as estratégias que uma loja virtual pode aplicar para melhorar as vendas e crescer o negócio?
FAÇA
Considere a experiência de compra online. Analise o seu site para entender porque as pessoas abandonam o carrinho e busque soluções para o problema. Você pode resolver internamente ou encontrando parceiros no mercado.
SOLUÇÃO

Saiba mais