Estabeleça a cultura da empresa

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A cultura está diretamente ligada ao clima do dia a dia na empresa. É um retrato da mentalidade dominante, dos costumes e comportamentos das pessoas que trabalham nela, independente do porte ou da quantidade de colaboradores.

Tente visualizar o que pode ser visto na cena desta fotografia, se todos estão confortáveis ou não, se estão mais próximos ou distantes, se existe respeito, se o cenário é mais bagunçado ou organizado e outras caraterísticas.

Se as fotos fossem tiradas no dia a dia da sua empresa, o que estaríamos vendo?

A atmosfera criada impacta diretamente no bem-estar e, consequentemente, na motivação e na produtividade das pessoas, na forma de lidar com conflitos e agir diante dos problemas e até na possibilidade de evitar que eles ocorram. 

Ninguém gosta de vivenciar ou protagonizar o famoso “climão”. São situações desconfortáveis e constrangedoras que podem ser evitadas quando se deixa claro quais são os valores e comportamentos aceitáveis. 

A cultura organizacional tem forte influência na imagem interna e externa

Imagine que você tem funcionários que realizam atividades na rua, eles também precisam agir conforme os padrões da empresa.

Já a imagem interna reflete a satisfação dos funcionários. Eles vão julgar se a empresa é boa para trabalhar ou não de acordo com o que vivenciam. 

O que define a cultura da empresa?

Uma cultura saudável não quer dizer que você precise espalhar puffs pelos cantos, colocar uma mesa de ping pong no meio da sala ou encher a geladeira de cerveja. 

Estes detalhes podem ser ótimos e até fazem sentido se a ideia for criar uma atmosfera descontraída, mas não são eles que vão garantir isso. As pessoas podem simplesmente não se sentir à vontade para usufruir desses agrados se a cultura não estiver bem estabelecida. 

A cultura tem a ver com:

O dono

A cultura de uma empresa é formada, principalmente, pelas crenças, ideais e valores do dono ou dos sócios. 

Missão, visão e valores

É basicamente a definição do que a empresa oferece para a sociedade, onde ela quer chegar no futuro e como ela age para atingir seus objetivos. Estes pontos devem ser de conhecimento de todos. 

O dia a dia

A cultura organizacional tem a ver com a rotina e esta precisa ser construída pouco a pouco, através da repetição dos valores que vão moldar as atitudes até que elas se transformem em hábitos. 

Como fazer para ter uma cultura saudável?

Transparência

A comunicação precisa ser transparente entre as pessoas desde o início e diariamente. É mais fácil quando se deixa claro quais são as expectativas e quais valores são essenciais.

Trabalho de formiguinha

Aos poucos as coisas vão se ajeitando. Mas para isso é preciso que os valores sejam repetidos quantas vezes forem necessárias. Seja num bate-papo mais informal ou mesmo na escrita do código de ética ou de normas e regras formais.

Mesma página

O mais importante para criar e sustentar um clima saudável é a adequação da conduta de todos com as expectativas que a empresa declara abertamente. Mais uma vez, é preciso transparência. 

Como reforçar a cultura da sua empresa no dia a dia?
  • Seja um bom exemplo
  • Dê feedbacks construtivos com uma linguagem positiva
  • Faça comunicados internos quando for preciso
  • Invista no treinamento das habilidades interpessoais
  • Tenha mais flexibilidade ao negociar horários
  • Faça com que as pessoas se sintam respeitadas e valorizadas 

Quanto maior a empresa, maior o desafio de estabelecer uma cultura forte e garantir um ambiente produtivo. Por isso, empresas menores podem aproveitar a vantagem da proximidade para garantir o bem-estar de todos e, com isso, bons resultados nos negócios. 

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Resultado Detalhado:

Legislação Considerada:

  • INSS Patronal: 20% (inclui SAT)
  • FGTS: 8% sobre (salário + benefícios)
  • Férias + 1/3: 11.11%
  • 13º Salário: 8.33%
  • Contribuições: 2.7% (INCRA + SENAI + SESC)
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A cultura implementada na sua empresa vai impactar diretamente no clima do dia a dia, na produtividade e, consequentemente, no sucesso do negócio.
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Estabeleça uma cultura com fortes valores e de cuidado com seus colaboradores. Garanta que as pessoas se seadquiram hábitos e comportamentos que vão de acordo com os princípios éticos estabelecidos.
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