ESG: benefícios para pequenas e médias empresas
A sigla vem do inglês Environmental, Social and Corporate Governance, e em português pode ser entendida como boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.
Em resumo, o ESG representa questões como mudanças climáticas, gestão de resíduos, uso racional da água, saúde e segurança no trabalho, bom relacionamento com a comunidade e com o cliente, respeito aos direitos humanos, à diversidade, transparência corporativa, segurança de dados, entre outras.
Como começou?
O tema surgiu em um relatório de 2004, chamado Who Care Wins, em português, “Quem se importa ganha”. Um pedido de Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU.
O documento, assinado por doze grandes instituições financeiras do mundo, traz uma série de recomendações para incluir ações sociais, ambientais e de governança em análises de investimento.
Por que ESG está tão em alta?
É um assunto cada vez mais exigido pela sociedade, pelos consumidores e, consequentemente, pelos investidores. Como entrou no radar do mercado de capitais, a adoção dos critérios passou a fazer parte, de fato, da avaliação do valor de uma empresa.
Quais são os benefícios da adoção das práticas ESG de acordo com o relatório?
- Identificação prévia de riscos, ameaças e problemas de gerenciamento
- Novas oportunidades de negócios
- Satisfação e fidelização do cliente
- Boa reputação como empregador
- Mais alianças e parcerias
- Melhoria na reputação da marca
- Menos intervenção regulatória
- Redução de custos
- Acesso ao capital e menor custo
- Melhor gerenciamento e redução de riscos
Fonte: Who Care Wins, 2004
Quais os benefícios para pequenas e médias empresas?
O assunto parece ser relevante apenas para grandes negócios, certo? Mas não é bem o caso.
Enquanto as corporações correm para se adaptar às novas exigências do mercado, os negócios de menor porte, inclusive os que estão dando os primeiros passos, podem buscar o seu crescimento com essas práticas já em andamento.
Esta pode ser uma vantagem competitiva para quem busca crescer acompanhando as os movimentos globais, o comportamento dos consumidores ou tenha planos futuros de entrar no mercado de capitais
Além disso, adotar boas práticas ambientais, sociais e de governança reforça a reputação, melhora o relacionamento e a satisfação do cliente e ajuda a deixar a empresa mais forte para enfrentar desafios.
Avalie este conteúdo
unico