Erros não são fracassos

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6 min e 11 seg

O desafio é encarar o erro como uma coisa boa. Estamos acostumados desde pequenos a acreditar que errar é uma coisa ruim, que seremos culpados e ficaremos constrangidos. Mas a verdade é que essa percepção não ajuda em nada. 

Enquanto estamos focados procurando alguém para apontar o dedo, deixamos de entender a causa do problema e buscar uma solução para corrigi-lo. Pense assim: o erro, na verdade, é uma falha sistêmica que pode ocorrer em qualquer operação.

Então, o que fazer? Podemos olhar para o sistema como um todo e entender onde está o problema que permitiu que o erro acontecesse. 

Como o empreendedor pode se beneficiar dessa visão?

Você vai precisar enxergar a operação do seu negócio como um sistema. Dentro dele você tem processos que, por vários motivos, podem levar ao erro em algum momento. Vamos a um exemplo prático: imagine que você se viu sem dinheiro no caixa para pagar as contas por meses seguidos. O que você faz?

  1. Fica se culpando ou buscando um culpado pelo fracasso e desiste do negócio
  2. Analisa a causa para corrigir a falha no sistema enquanto busca uma solução para cobrir as despesas


A sua escolha vai depender da forma como você lida com o erro no seu negócio e até na sua vida pessoal. Por isso, é importante construir desde cedo uma cultura em que aceitar falhas não é admitir um trabalho ruim, mas sim, uma gestão inteligente com oportunidade de melhoria constante. 

Aprender com o erro

O empreendedor precisa criar o hábito de ver os erros como uma coisa boa, como uma falha no sistema que finalmente apareceu e agora pode ser corrigida para melhorar o resultado do trabalho. 

Além disso, errar é normal e vai acontecer muitas vezes, principalmente no começo. É a forma com que o problema será conduzido que vai levar ao fracasso ou ao sucesso.

Planeje o erro

Quando você conhece o erro, é mais difícil deixar que ele abale o seu emocional e a sua capacidade de lidar com o problema. Mas como é isso?

Em negócios com processos definidos muitas vezes é possível ter uma ideia do que pode dar errado. Claro que quando estruturamos a nossa empresa não queremos ter imperfeições. Mas somos humanos e existem inúmeros fatores que podem influenciar nosso desempenho. Mesmo a tecnologia pode apresentar falhas no sistema. É normal. 

Planejar o erro também é uma forma de lidar com ele. Você pode listar o que pode dar errado na sua empresa e deixar a solução de prontidão. Por exemplo, se você tiver apenas um fornecedor e ele não puder atender você em uma determinada ocasião, essa pode ser uma falha na sua operação. A solução é ter uma lista de fornecedores com quem contar. Simples, não é?

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PENSE
Por que lidamos tão mal com os nossos erros e buscamos mais justificativas do que soluções?
FAÇA
Comece a enxergar o erro como uma coisa boa. Falhas vão sempre acontecer, são parte do sistema. Crie o hábito de analisar o erro para corrigi-lo e não o de buscar culpados ou justificativas. Ignorar pode levar ao fracasso. Aprender com o erro leva ao sucesso.
SOLUÇÃO

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