É a primeira vez buscando crédito? Saiba o que fazer
As enchentes no Rio Grande do Sul trouxeram desafios imensos para muitos empreendedores, uma delas é a necessidade de buscar crédito.
Se esta é a sua primeira vez, é importante avaliar sua situação atual antes de qualquer coisa. A pergunta principal a se fazer é: o que seu negócio precisa para funcionar?
Faça uma lista detalhada dos danos e calcule o valor necessário para reconstrução, compra de novos equipamentos e reabastecimento de estoque, por exemplo.
Como escolher o tipo de crédito certo
Existem diferentes linhas de crédito para empresas, pensando em necessidades diferentes. Após identificar suas prioridades para este momento, escolha o que pode ser melhor para você:
- Capital de giro: ideal para empresas que precisam de capital imediato, com facilidades de pagamento e taxas atrativas.
- Antecipar receitas: para receber antecipadamente o dinheiro das vendas que só serão pagas nos próximos meses e ter mais liquidez em caixa para cumprir compromissos.
- Financiamento: Para ampliar, reformar, comprar máquinas e equipamentos, com prazos extensos de pagamento.
Como fazer a solicitação?
Na hora de solicitar crédito, geralmente você precisa estar com alguns documentos básicos na mão, como:
- Documentos pessoais e de sócios (se houver)
- Comprovante de endereço
- Declaração de faturamento
- Plano de negócios ou orçamento detalhado do que será feito com o crédito
O Banco do Brasil oferece ferramentas online que podem ajudar a simular as condições do crédito e avaliar o impacto das parcelas no fluxo de caixa do seu negócio.
Após a aprovação, fique atento aos prazos e condições de pagamento e use os recursos de maneira estratégica para garantir a recuperação do seu negócio.
O Banco do Brasil está oferecendo assistência creditícia diferenciada para apoiar empresas do Rio Grande do Sul neste momento, veja aqui.
A maioria dos créditos pode ser solicitada diretamente pelo portal do BB, onde você acompanha o andamento do pedido.
Leis alternativas de auxílio aos empreendedores
A Lei 14.437 foi criada para este momento de calamidade pública, e flexibiliza algumas normas trabalhistas para garantir que as empresas continuem funcionando, como:
- Possibilidade de home office, antecipar férias individuais e conceder férias coletivas.
- Antecipar feriados, banco de horas e suspender recolhimento do FGTS.
- Permite a suspensão temporária dos contratos de trabalho, com a concessão do BEM (Benefício Emergencial), além de diminuir a jornada de trabalho e o salário proporcionalmente.
Planejar e tomar decisões informadas são passos essenciais para reerguer seu negócio. Com apoio, você pode superar esse desafio e voltar a crescer.
Avalie este conteúdo
Conta PJ Digital