É a hora certa de empreender?
Calma, hora certa para o empreendedor ou para o mercado? Porque estamos falando de coisas diferentes, mas igualmente importantes.
E será que existe o momento ideal para empreender ou fazendo tudo certinho é possível eliminar os riscos?
Convidamos você a pensar um pouco sobre isso com a gente.
Quando saber se estou pronto para empreender?
O empreendedor precisa estar preparado para o fracasso. Geralmente o que todos querem ouvir são histórias de sucesso, mas prestar atenção no caminho, na realidade do dia a dia, deve ser mais importante.
Se você não está consciente da possibilidade de fracassar, a frustração a cada passo em falso pode ser limitante. Uma das características, quase unânime, de todos os empreendedores, é justamente a persistência.
Persistir é continuar apesar dos problemas, e não é que existe um tempo certo para chegar lá, é tentar até conseguir.
A maturidade para lidar com os problemas, a paciência, o foco, a motivação são algumas das qualidades necessárias para empreender. Elas quase nunca são ensinadas na escola ou na faculdade.
As habilidades interpessoais não entram no plano de negócios, mas deveriam fazer parte da estratégia de cada novo empreendedor.
O que o mercado está dizendo para você?
O macroambiente, os fatores externos ou, simplesmente, o mercado. Você pode ter absolutamente tudo planejado, como manda o figurino: uma ótima ideia, um plano de negócios completo, o capital necessário e a capacitação mas, ainda sim, as coisas podem não sair como o esperado.
Por que?
Imagine que o seu negócio é um barco em perfeito estado que está navegando em alto mar. Você tem todos os sistemas de navegação mais modernos, conhece as condições climáticas e, além disso, o rádio para se comunicar com outros marinheiros e com as autoridades marítimas está funcionando perfeitamente. Você, inclusive, tem uma ótima relação com todos eles e pode contar com ajuda. O que pode dar errado?
Assim como a navegação está à mercê da natureza, os negócios estão com a sorte lançada. O mercado é influenciado por inúmeros fatores, como novos concorrentes, novas tecnologias, resoluções governamentais e, até mesmo, pela natureza.
Assim como o empreendedor precisa estar preparado para o fracasso, empresas devem estar preparadas para as adversidades do mercado.
É possível até reduzir os riscos conhecendo quem atua direta ou indiretamente no seu segmento, as leis e regulamentações pertinentes, o comportamento do consumidor, a origem e o fluxo da matéria prima, o quanto o mercado externo influencia nos preços, entre outros detalhes.
Por isso, antes de começar a empreender, é preciso investigar se o momento é oportuno para lançar algo novo e se a sua ideia tem espaço no mercado. Uma boa dica é sair em busca de respostas, conversar com outros empreendedores, com possíveis clientes e visitar espaços comerciais. Enfim, fazer a lição de casa e o trabalho de campo.
Assista também a aula sobre cenário e tendências socioeconômicas disponível aqui no Liga PJ para entender como fazer uma analise de mercado.
Quando é a hora certa para empreender?
Muito se fala sobre o talento e a intuição para empreender, mas são coisas que podem vir espontaneamente quando se faz esse trabalho de observação e compreensão dos cenários.
Assim, o momento ideal é influenciado pelos fatores externos, de mercado, mas também vem da preparação pessoal para enfrentar os desafios de ser um navegante.
Avalie este conteúdo
Capacita MPE