Digital ou offline: onde meu negócio precisa estar?

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As vendas online já eram uma realidade, mas durante a pandemia muitos negócios foram levados a se deslocar às pressas para a internet. Assim como os consumidores, muitos não acostumados tiveram que se adaptar ao novo formato de compra à distância por causa do isolamento. 

Hoje o digital está tão presente que fica até difícil encontrar uma empresa que não tenha pelo menos uma menção no ambiente virtual. Mas o que aconteceu com o mundo físico?

A verdade é que ele ainda está lá, pulsando, e pode ser que seu negócio tenha muitas oportunidades esperando por ele. Pesquisas feitas durante os piores momentos da pandemia mostraram que metade dos entrevistados continuavam indo até as lojas físicas.

Os resultados mostram a importância que a compra presencial ainda tem na vida dos brasileiros.

Mas é preciso observar que, agora, o público que compra online está maior. Mesmo quem não tinha o hábito, ou não sabia como, teve que se adaptar ao comércio eletrônico. 

Muitas pessoas descobriram que comprar pela internet e retirar no estabelecimento também tem suas vantagens. 

Por isso, a saída para muitos negócios tem sido uma experiência híbrida de compra. O que isso quer dizer?

Integração entre os dois mundos: a jornada omnichannel

Omnichannel ou multicanal, são os termos usados para falar sobre a presença tanto física quanto digital, em que as empresas usam todos os canais disponíveis para oferecer uma experiência única ao cliente. 

Isso quer dizer que as informações precisam conversar entre o presencial e o virtual. O comprador ou usuário de um serviço precisa ter uma percepção de integração, seja no espaço físico, no site, no app, pelo whatsapp, pelo Instagram ou em qualquer outro canal de venda que uma marca utilize.

As razões para apostar na venda multicanal são muitas. Por exemplo, no digital a compra pode ser feita em qualquer horário do dia ou da noite, e a retirada, além de ser um processo mais rápido, não tem o custo do frete. 

O meio digital tem muitas vantagens, mas o consumo presencial está longe de perder o seu lugar. Por isso, mesmo que a sua empresa ainda não tenha uma presença online forte, se ela vai bem presencialmente, você ainda tem muito espaço e tempo para planejar um crescimento capaz de equilibrar os dois lados.

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Construa uma experiência para o cliente que seja multicanal, isto é, integrando o ambiente físico e o digital na medida do possível para o seu negócio. Esteja presente em todos os meios onde o consumidor pode estar: redes sociais, e-mail, aplicativos de mensagem, etc.
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