Dicas para iniciantes no marketing digital
O marketing continua sendo o mesmo, mas agora ele é digital. Isso representa uma grande mudança, porque os canais de divulgação e as formas de atrair clientes foram mudando com o tempo.
A digitalização ainda torna tudo mais rápido, incluindo a necessidade de se manter atualizado. Para pequenas empresas, o marketing digital pode ser uma porta para alcançar um grande público e competir com empresas maiores.
Entenda como fortalecer a presença digital da sua empresa do zero, com a prática você pode ser um expert e levar sua empresa muito longe.
Definindo objetivos claros
Coloque metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais), com essa técnica você define o que deseja alcançar e também como e quando pretende chegar lá.
Por exemplo, aumentar vendas online em 20% nos próximos seis meses ou aumentar 50% dos seguidores nas redes sociais em três meses.
Conhecendo seu público e criando personas
Para começar, você precisa estudar seu mercado de atuação, identificar seus concorrentes e entender o que diferencia seus serviços deles.
Descreva as personas, os clientes ideais com o máximo de detalhes possível, como se fossem pessoas que você conhece profundamente para entender como pensam e agem.
Na hora de criar sua comunicação, imagine que está conversando com essas personas, fica mais fácil quando você “conhece” a personalidade delas.
Canais digitais mais usados
As redes sociais são ótimas para construir uma relação bem próxima com os clientes, trazendo engajamento e construção de marca.
Nelas é importante criar uma estratégia de conteúdo atraente e interagir com os seguidores regularmente, o interesse mútuo gera muito mais resultados positivos.
O e-mail marketing é eficaz para nutrir leads (contatos que demonstram interesse na sua marca), mantenha um relacionamento contínuo com eles por meio de newsletters, ofertas especiais e conteúdos relevantes.
Ter um site bem estruturado é fundamental para ter sua página online, alimentar um blog com conteúdo relevante ajuda a atrair visitantes, educar o público e melhorar o SEO.
SEO é a prática de otimizar seu site para que ele apareça nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.
Envolve o uso de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de qualidade e a obtenção de backlinks, que direcionam os leitores para outras páginas de conteúdo complementar ao que ele está lendo.
O SEM envolve a utilização de anúncios pagos para aparecer nos resultados dos motores de busca. Google Ads é uma das ferramentas mais populares para isso, permitindo que você alcance pessoas que estão ativamente procurando por produtos ou serviços semelhantes aos seus.
Investir em mídia paga é uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade rapidamente, em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.
O retorno precisa ser monitorado e ajustado continuamente, porque talvez você acabe mudando algum detalhe na segmentação do público, no texto ou no criativo que não esteja desempenhando tão bem.
Se parece bastante coisa, não desanime! O que conta é fazer acontecer, e com o tempo você vai ver que a experiência vai acumulando sabedoria e vai ficando tudo mais fácil.
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