Dicas para iniciantes no marketing digital

Artigo
6 min de leitura

O marketing continua sendo o mesmo, mas agora ele é digital. Isso representa uma grande mudança, porque os canais de divulgação e as formas de atrair clientes foram mudando com o tempo.

A digitalização ainda torna tudo mais rápido, incluindo a necessidade de se manter atualizado. Para pequenas empresas, o marketing digital pode ser uma porta para alcançar um grande público e competir com empresas maiores. 

Entenda como fortalecer a presença digital da sua empresa do zero, com a prática você pode ser um expert e levar sua empresa muito longe. 

Definindo objetivos claros

Coloque metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais), com essa técnica você define o que deseja alcançar e também como e quando pretende chegar lá. 

Por exemplo, aumentar vendas online em 20% nos próximos seis meses ou aumentar 50% dos seguidores nas redes sociais em três meses.

Conhecendo seu público e criando personas

Para começar, você precisa estudar seu mercado de atuação, identificar seus concorrentes e entender o que diferencia seus serviços deles.

Descreva as personas, os clientes ideais com o máximo de detalhes possível, como se fossem pessoas que você conhece profundamente para entender como pensam e agem.

Na hora de criar sua comunicação, imagine que está conversando com essas personas, fica mais fácil quando você “conhece” a personalidade delas.

Canais digitais mais usados

As redes sociais são ótimas para construir uma relação bem próxima com os clientes, trazendo engajamento e construção de marca. 

Nelas é importante criar uma estratégia de conteúdo atraente e interagir com os seguidores regularmente, o interesse mútuo gera muito mais resultados positivos.

O e-mail marketing é eficaz para nutrir leads (contatos que demonstram interesse na sua marca), mantenha um relacionamento contínuo com eles por meio de newsletters, ofertas especiais e conteúdos relevantes.

Ter um site bem estruturado é fundamental para ter sua página online, alimentar um blog com conteúdo relevante ajuda a atrair visitantes, educar o público e melhorar o SEO.

SEO é a prática de otimizar seu site para que ele apareça nos primeiros resultados dos mecanismos de busca. 

Envolve o uso de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de qualidade e a obtenção de backlinks, que direcionam os leitores para outras páginas de conteúdo complementar ao que ele está lendo.

O SEM envolve a utilização de anúncios pagos para aparecer nos resultados dos motores de busca. Google Ads é uma das ferramentas mais populares para isso, permitindo que você alcance pessoas que estão ativamente procurando por produtos ou serviços semelhantes aos seus.

Investir em mídia paga é uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade rapidamente, em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

O retorno precisa ser monitorado e ajustado continuamente, porque talvez você acabe mudando algum detalhe na segmentação do público, no texto ou no criativo que não esteja desempenhando tão bem. 

Se parece bastante coisa, não desanime! O que conta é fazer acontecer, e com o tempo você vai ver que a experiência vai acumulando sabedoria e vai ficando tudo mais fácil.

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
O universo digital tem tantas ferramentas que pode parecer assustador para quem está começando, com tantos canais e redes de comunicação.
FAÇA
Comece pelo básico, criando uma página com informações sobre sua empresa, nome, o que ela faz, quem ela atende e onde.
SOLUÇÃO

Terra Empresas

Entre no mundo digital com o site do seu negócio. Somente com o Terra Construtor de Sites você cria um site responsivo e acompanha em tempo real quantas pessoas acessaram o seu site, além de ter domínio próprio e suporte técnico 24 horas por dia.
Saiba mais