Dicas de negociação

Artigo
7 min de leitura

Saber guiar alguém para encontrar um caminho que seja satisfatório para todos é uma arte. A negociação está em tudo. Na garantia do melhor negócio com um fornecedor, com um cliente ou de tomar boas decisões em diversas situações do dia a dia.

Em uma negociação é comum supor que haverá um perdedor, alguém que sairá em desvantagem. Mas, a verdade é que em bons negócios, os dois lados precisam ter a percepção de ganho no final. Um dos principais benefícios de fazer acordos justos é a chance de construir relacionamentos duradouros: o cliente compra de novo e você tem a parceria do fornecedor.

As técnicas para negociar são também habilidades interpessoais a serem desenvolvidas e elas incluem saber ouvir, ter empatia e perceber a hora certa de expor argumentos com informações valiosas, sem antecipações e controlando a ansiedade.

Acima de tudo, o respeito e a valorização da opinião da outra pessoa deve pautar toda a negociação. E isso se faz no tom de voz, na postura e em não desqualificar a fala do outro.

Você gostaria de saber como os bons negociantes fazem?

Ganhar a confiança 

Essa é uma construção ao longo da conversa. Uma das coisas mais importantes é demonstrar conhecimento, por isso, é preciso estudar. É assim que fazem, por exemplo, os bons vendedores de qualquer produto ou serviço, primeiro eles viram especialistas no assunto. E não se trata apenas de conhecer o objeto em questão, mas todos os detalhes envolvidos. Em um exemplo simples, como vender um carro, é preciso conhecer seu histórico, suas características, os detalhes do fabricante, mas também as regras de comercialização e como anda o mercado.

Junte conhecimento com uma comunicação transparente, e a outra parte vai poder ver as suas boas intenções, determinação e honestidade e, assim, vai sendo estabelecida uma relação de confiança.

Controle emocional

A conversa pode começar a ir por um caminho sem volta quando os ânimos ficam exaltados. Tentar falar mais alto, deixar a ansiedade dominar e perder a linha da argumentação, tudo isso pode gerar desconforto e levar a decisões ruins. Tudo para sair logo da situação, não é?


Pessoas que já adquiriram a prática de fazer bons negócios conseguem manter a razão e até conduzir uma negociação. Elas não se incomodam em deixar o silêncio dominar em alguns momentos, enquanto absorvem a informação e aproveitam o momento para pensar melhor. 

Foco no objetivo

Durante a conversa é preciso tomar cuidado para não perder de vista a finalidade do negócio. Por isso, é importante ir preparado, fazer um planejamento, saber exatamente o que você busca, senão pode acabar até saindo com coisas a mais ou a menos e não com o que precisava de fato. 

Entender o outro

Você tem um motivo para estar negociando, a outra parte também. Por isso, é legal ouvir com atenção e tentar entender exatamente o que o outro precisa, fazendo as perguntas certas, para analisar se você tem condições ou não de oferecer o que ele pede. Assim é possível chegar em um acordo justo e transparente para os dois lados.   

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Em uma negociação comercial, você costuma ver o outro como um aliado ou um oponente?
FAÇA
Ao invés de buscar ganhar a negociação a qualquer custo, procure fazer bons negócios através do desenvolvimento de algumas habilidades interpessoais. Por exemplo, treine a empatia, busque entender o que a outra parte precisa, mantenha um estado mental confiante e tranquilo e não perca o seu objetivo de vista.
SOLUÇÃO

Capacita MPE

No Liga PJ você acessa todas as aulas gratuitamente. Para ter sucesso, donos de negócios precisam saber sobre empreendedorismo, gestão, Marketing, vendas e controles financeiros. A plataforma Capacita MPE traz mais de 200 aulas avulsas, traduzidas em Libras, para capacitar empreendedores.
Saiba mais