Dia do Consumidor 2024

Artigo

Hoje é uma data importante que destaca o papel fundamental dos consumidores na economia e na sociedade. É importante lembrar que todos representamos esse papel em muitos momentos.

Mais do que uma oportunidade para descontos e promoções, é uma homenagem ao direito de fazer escolhas informadas, de receber produtos e serviços de qualidade e de ser tratado com respeito e dignidade. 

É uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de um relacionamento ético e transparente entre empresas e consumidores, com base na confiança e na responsabilidade mútua.

A história começa no direito 

Tudo começou em 1960, quando o presidente americano John Kennedy discursou sobre os direitos fundamentais de todo consumidor ter segurança, informação, escolha e ser ouvido.

Esse foi um marco que impulsionou vários países a voltarem sua atenção para a importância da proteção ao consumidor. 

No Brasil, em 1988 foi incluído na Constituição Federal o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ele regula todas as relações de consumo, estabelecendo direitos e deveres tanto para consumidores quanto para empresas. 

O CDC é um grande aliado do empreendedor na hora de pensar sobre gestão de crise no atendimento. Podemos usar a defesa ao consumidor a nosso favor, quando antecipamos problemas e criamos soluções.

O poder dos consumidores

Sendo consumidores, reconhecemos que não somos apenas clientes em potencial, mas indivíduos com necessidades, desejos e expectativas legítimas. 

Consumidores têm o poder de influenciar as práticas de mercado, exigir produtos mais seguros, sustentáveis e acessíveis, promover mudanças positivas na sociedade.

Com isso, podemos repensar nossos hábitos de consumo, valorizarmos produtos e serviços para o bem-estar pessoal e coletivo, e em práticas que respeitem o meio ambiente e futuras gerações.

O relacionamento entre empreendedores e consumidores é capaz de construir um mercado mais justo, transparente e sustentável.

Existem ferramentas importantes para fazer a gestão do relacionamento com o cliente, que podem auxiliar na jornada do consumidor desde o primeiro contato.

Como empreendedores, precisamos usar o conhecimento sobre a jornada do cliente para entender quais as necessidades dele e como ele reage às soluções que apresentamos.

Desta maneira, melhoramos nossa comunicação com ele e nosso negócio. É uma relação ganha-ganha.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
O consumidor atual recebe ofertas o tempo todo, enquanto as empresas buscam mostrar o seu diferencial para se destacar. Como humanizar essa relação?
FAÇA
Você pode entregar recompensas de acordo com o perfil do seu consumidor e gerar um encantamento que vai além das expectativas na hora da compra.
SOLUÇÃO

Saiba mais