Desenvolvimento pessoal
Encontrar a melhor versão de si mesmo: esta é a principal ideia por trás do crescimento pessoal. Seja pelo bem estar, para alcançar seus objetivos profissionais ou para ser melhor para os outros e para a comunidade, são muitos os motivos para buscar evoluir.
O tema é especialmente importante para empreendedores, que passam a ser empregadores e encarregados de uma parte da geração de riquezas da sociedade e as suas responsabilidades individuais ficam ainda maiores.
Crescer como pessoa é uma tarefa delicada, que exige comprometimento, mas com resultados para a vida toda. Vamos iniciar uma jornada?
1. Tente se conhecer melhor
O planejamento começa pela busca do autoconhecimento. Isto pode ser feito com muita reflexão, meditação ou com ajuda de um profissional, como em terapia, por exemplo. Então, o primeiro passo é descobrir quem você é e o que está fazendo.
Uma boa dica é fazer uma análise dos seus pontos fortes e pontos fracos, mesmo que você tenha que questionar pessoas mais próximas. Perguntas simples, como: o que você faz bem? Quais são seus hábitos ruins?
2. Encontre inspiração em outras pessoas
A segunda parte do plano pode ser observar os comportamentos que você admira e quem é um bom exemplo. Talvez seja bacana até passar mais tempo com esta pessoa, como uma espécie de mentoria. Assim é possível conhecer mais do outro também.
3. Trace objetivos que você possa medir
A partir de todas as descobertas pessoais, já é possível ter uma ideia do que melhorar. Agora é preciso desenhar o caminho. Coloque metas reais para você e prazos que possam ser cumpridos para não perder a motivação. Por exemplo: uma meta é ter um faturamento maior em tanto tempo e a outra é reduzir o colesterol para ser mais saudável até o próximo exame, entre outras.
4. Como você vai chegar lá?
Os pontos fortes podem ser aprimorados e os pontos fracos trabalhados. Você pode buscar mais habilidades para aumentar o faturamento e mudar a alimentação para reduzir o colesterol. São coisas pequenas e até um pouco óbvias, mas que juntas podem trazer uma grande transformação.
5. Avalie seus resultados
Uma vantagem de colocar os planos no papel é que eles podem ficar ao alcance dos olhos para não serem esquecidos. Vez ou outra eles terão que ser revisitados e avaliados. Nem tudo precisa ser resolvido de primeira, mas é importante comemorar as pequenas conquistas. Boa sorte!
Avalie este conteúdo
Clude